Em primeiro lugar, tenha em mente que a reeducação não é como uma dieta e não proporciona resultados imediatos como os obtidos em uma clínica de estética. Ou seja, você não pode começar e parar quando atingir os resultados.
A reeducação alimentar deve ser um processo contínuo e, portanto, você nunca deve parar.
Confira a seguir algumas das principais dicas de como reeducar sua alimentação da forma correta.
Lembre-se de que procurar um profissional de nutrição também é importante a fim de fazer a reeducação alimentar de acordo com o melhor para o seu organismo.
1 – Beba muita água
Com certeza você já ouviu falar na necessidade de beber 2 litros de água por dia, certo? Então não deixe de fazer isso. Beber água é fundamental para que seu organismo consiga se manter hidratado e limpar as toxinas do corpo, o que favorece e muito a desintoxicação.
No entanto, se você tiver dificuldades em beber essa quantidade toda de água por dia, a dica é espremer meio limão em uma garrafinha de água ou colocar um pedaço de gengibre. E, não precisa ter pressa! Você pode ir bebendo essa água ao longo de todo o dia.
Outra dica importante para aumentar o consumo de água é ingerir chá sem açúcar. Lembre-se de que sucos naturais e refrigerantes não fazem o papel da água, apenas o chá.
2 – Coma de três em três horas
Sabe por que comer de três em três horas é importante? Porque fazendo isso você vai manter o nível de glicose no sangue estável e, dessa forma, vai sentir menos fome durante o dia. Entretanto, para que seja possível comer a cada 3 horas é preciso ingerir uma quantia menor de alimentos em cada refeição.
Mas, quais refeições são essas? Café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, janta e ceia. A dica aqui é a seguinte: caso não consiga fazer toda essa quantidade de refeições, coma menos no café da manhã e no almoço. Por outro lado, se o seu problema é conseguir tomar café da manhã, então coma menos no jantar e na ceia.
3 – Faça a reeducação alimentar do seu paladar
É válido ressaltar que de nada vai adiantar fazer uma reeducação alimentar se você não reeducar seu paladar da forma certa para emagrecer.
Reeducando o paladar, é possível escolher melhor os alimentos de verdade.
A partir do momento em que você para de comer industrializados, perceberá que as frutas, legumes e saladas terão mais sabor.
Uma dica importante é experimentar um alimento várias vezes. Por exemplo, se você não gosta de rúcula, tente comer várias vezes. Comece misturando com o alface e depois já vai conseguir comer ela sozinha. Além disso, cozinhar os legumes com uma folhinha de louro e adicionar um dente de alho esmagado nas sopas pode conferir um sabor mais agradável, facilitando a adaptação.
Não deixe de sempre experimentar novas receitas e escolher os alimentos integrais, uma vez que eles reduzem a fome e, além disso, também regulam o intestino.
Em uma reeducação alimentar, você precisa deixar de comer frituras e fast food.
Como sobremesa, coma pelo menos uma ou duas frutas por dia.
Essas mudanças devem ser feitas até que se tornem um hábito na sua alimentação.
Comece a reeducar aquilo que você come e perceberá que é impossível passar fome, caso este seja o seu medo.
Além disso, vai conseguir emagrecer de forma mais saudável e, ainda melhor, vai manter o peso por um bom tempo.
Cardápio de uma reeducação alimentar
Veja a seguir algumas opções de cardápio para quem está tentando reeducar a alimentação e emagrecer:
Café da manhã
- 1 iogurte com 2 colheres de sopa de granola e 3 morangos OU Vitamina de abacate com 2 torradas.
Lanche da manhã
- 1 iogurte natural com mel OU 1 fatia de queijo branco com pera.
Almoço
- 1 coxa de frango grelhada com 1 colher de sopa de macarrão cozido e refogado de tomate, cebola e berinjela. 1 pera de sobremesa.
Lanche da tarde
- 1 cenoura em palitos e 2 torradas com queijo branco OU 1 iogurte com 2 colheres de sopa de flocos de aveia.
Jantar
1 posta de pescada cozida com 1 batata cozida e couve-flor cozida temperada com 1 colher de chá de azeite.
Ceia
Suco de laranja e 1/2 pão com manteiga OU Chá de hortelã e 2 torradas.
Portanto, como você pode observar no cardápio, fazer a reeducação alimentar pode ser mais simples do que você imagina. Além disso, emagrecer com esse método é o mais recomendado. Isso porque por mais que demore um pouco mais, você com certeza irá conseguir manter o peso e não sofrerá com o efeito sanfona, de ficar sempre engordando e emagrecendo.
É claro que você pode optar por outro tipo de cardápio sem problema nenhum.
O que realmente importa aqui é não comer industrializados e conseguir manter sempre essa alimentação correta.
Não se esqueça de procurar um bom profissional de nutrição para conseguir reeducar sua alimentação da forma correta e sem falhar nenhum dia.
Comer comida de verdade é muito importante para uma dieta balanceada e para emagrecer de forma saudável.