Um dia na vida de um recém-nascido

Os primeiros dias e semanas com um RN podem ser cheios de alegria. Mas também cheio de trocas de fraldas, cochilos, mamadas e perguntas sobre o que é normal.

Visitas e parentes irão visitar o bebê levando um presente para o recém-nascido e também diversas opiniões sobre como cuidar de um bebê.

Ao conhecer o bebê, você aprenderá suas dicas e a programação que funciona melhor para ele. Mas, do sono às fraldas e à hora das refeições, existem algumas coisas básicas que você pode esperar de seu recém-nascido.

Recém-Nascido Mamando

A maioria dos recém-nascidos deseja comer a cada 1 1/2 a 3 1/2 horas. O horário de alimentação deles geralmente depende se você está amamentando ou dando fórmula para seu bebê. Bebês amamentados geralmente comem mais do que aqueles que tomam fórmula, porque suas barrigas digerem o leite materno mais rápido.

Os bebês podem dizer que estão com fome de muitas maneiras. Eles podem fazer movimentos de sucção, colocar as mãos ou dedos na boca, ou você pode notar que o bebê vira a cabeça em sua direção e abre a boca se você acariciar suavemente sua bochecha. Os bebês choram quando querem mamar, mas o choro geralmente já é um sinal tardio de fome.

Tente fazer seu bebê arrotar durante e após a alimentação. Se eles param de comer e adormecem, ou desviam a cabeça da mamadeira, esses são bons sinais de que eles estão fartos. Se eles chorarem até o fim, isso pode significar que estão famintos por mais. E mantenha uma fraldinha para arrotar à mão – a maioria dos recém-nascidos regurgitam após as mamadas de vez em quando.

Fraldas

Os recém-nascidos têm seis ou mais fraldas molhadas e quatro ou mais de cocô por dia.

Durante a primeira semana ou mais, as fezes do bebê parecerão grossas e pretas ou verdes escuras. Isso se chama mecônio, e é a substância que enchia seus intestinos antes de nascerem. Depois que isso estiver fora de seu sistema, o cocô ficará macio e escorrendo. Se forem amamentados terão cocô de aparência amarelada claro. Se usarem fórmula, será mais firme e bronzeada ou amarela.

Depois de algumas semanas, o cocô diminui. Bebês amamentados podem passar uma semana com apenas uma evacuação, enquanto bebês alimentados com fórmula devem fazer cocô pelo menos uma vez por dia.

Choro

O choro é a principal forma de comunicação dos bebês, especialmente nos primeiros dias. Os gritos podem ser difíceis de decodificar, mas você pode pensar em sua programação ou ambiente para descobrir o que está errado. Se já se passaram 2 horas desde a última vez que mamou, há uma boa chance de que esteja com fome. Se está acordado há uma hora e meia, provavelmente quer tirar um cochilo. Os bebês também podem ficar entediados ou superestimulados.

Se não é hora de amamentar seu bebê e ele está com a fralda seca, você pode tentar algumas outras maneiras de acalmá-lo:

  • Envolva-os firmemente em um cueiro ou Swaddle, para imitar como eles estavam aninhados no útero.
  • Aconchegue-os em seu peito e dê tapinhas nas costas deles.
  • Balance, ande ou leve para um passeio de carrinho.
  • Vá para um local silencioso e ligue um som calmante, como um ventilador ou uma máquina de ruído branco.
  • Ofereça uma chupeta ou ajude-os a encontrar o dedo ou o polegar para chupar. 

Sono do recém-nascido

Os bebês novos costumam ficar bem cansados depois de ficarem acordados apenas uma ou duas horas. Nas primeiras semanas, seu bebê cochila cerca de 16 horas por dia, geralmente em trechos de 2 a 4 horas, a qualquer hora do dia ou da noite. Muitos vão adormecer enquanto mamam ou sugam, e tudo bem.

Bocejar, pálpebras caídas, desviar o olhar, fazer barulho e esfregar os olhos são sinais de um bebê sonolento.

Sempre coloque seu filho de costas para dormir, em uma superfície firme e plana, sem nada mais no berço – apenas um colchão com um lençol bem ajustado e um pijama infantil bem confortável.

No final do primeiro mês, os recém-nascidos começam a ajustar seu sono em períodos mais longos. Mas levará mais alguns meses até que seu bebê adquira um padrão previsível de cochilo pela manhã, início da tarde e fim da tarde, e um longo período de sono à noite.

Brincadeiras

Entre todas as mudanças de mamar, dormir e trocar fraldas, os recém-nascidos têm curtos períodos em que estão acordados e alertas. Este é um ótimo momento para brincar com eles. 

Seu bebê está aprendendo o som da sua voz, a visão do seu rosto e o seu toque. Sorria, cante, leia e converse com eles, dance com eles ao som de uma música, faça caretas engraçadas para eles imitarem e ofereça objetos interessantes para eles sentirem e olharem. Nessa idade, os bebês não precisam de brinquedos – seu rosto e olhos, as mãos e os pés do bebê e objetos simples como um chocalho, um espelho à prova de estilhaços ou um lenço colorido oferecem muito entretenimento.

Este é também o momento em que você pode apresentar ao seu bebê o tempo de barriga para baixo. Alguns minutos de brincadeira de barriga para baixo a cada dia irão ajudá-los a fortalecer os músculos da cabeça e do pescoço e a trabalhar na coordenação de que precisam para rolar e engatinhar – alguns dos próximos grandes marcos que alcançarão.

Comentários (0)
Adicionar Comentário