O Hyundai Creta prepara uma resposta aos concorrentes a partir de junho, quando a nova geração tem sua produção iniciada. O lançamento do modelo ocorrerá no mesmo mês, segundo o site Automotive Business.
Lançado inicialmente na China, onde é vendido como ix25, o Novo Creta também já é vendido na Índia, cujo modelo serve de base para o produto nacional, dado que o chinês tem painel mais sofisticado e outros elementos exclusivos.
Como na China o baixo custo é comum em qualquer produto (pela mão de obra barata), na Índia e Brasil, mesmo não sendo longe do gigante asiático nesse caso, precisam ser simplificados para reduzir o custo geral.
Mesmo assim, o Novo Creta deve se fortalecer com o uso do motor Kappa 1.0 TGDI de 120 cavalos e 17,5 kgfm, usado nos HB20 e HB20S, por exemplo. Também devemos esperar pelo Gamma 1.6 TGDI com 177 cavalos no topo de linha.
Ainda assim, não será surpresa se a Hyundai mantiver o atual Gamma 1.6 Flex de até 130 cavalos na oferta do Novo Creta, que terá transmissão automática de seis marchas somente.
Já com a conectividade de serviços online da Hyundai a bordo, como estreou recentemente no HB20 2022, o Novo Creta estará parcialmente antenado com o mercado, haja visto que a marca coreana não tem planos de ampliar a conexão com 4G.
Com foco no atendimento à demanda nacional, o Novo Creta deve atingir ainda os mercados vizinhos. Tendo um visual criticado por suas formas incomuns, o SUV compacto da Hyundai receberá pequenos ajustes estéticos no modelo nacional.
No entanto, o Novo Hyundai Creta continuará com seu design básico, abrindo caminho para que o Alcazar – irmão de sete lugares – possa ser vendido mais adiante por aqui.
Mas, quando o mercado retomar o ritmo, o problema será a limitada capacidade instalada, ainda mais se o HB20 tomar gosto pela liderança.