Para que serve a Carteira de Reservista?

As Forças Armadas do Brasil correspondem à combinação de três patentes militares que foram criadas para proteger o território nacional, litoral e todo o espaço aéreo brasileiro.

Atualmente é composto pelo Exército Brasileiro, pela Marinha do Brasil e pela Força Aérea Brasileira. Ao longo deste artigo descreveremos um pouco sobre as Forças Armadas Brasileiras e também sobre qual é a função da Carteira de Reservista.

Qual a utilidade das Forças Armadas?

Desde 1648, as Forças Armadas Brasileiras atuam em missão de defender a soberania do país e afastar rebeliões que possam ocorrer no país. Ao longo de nossa história houve alguns conflitos armados em que as Forças Armadas estiveram presentes, como na Primeira Batalha dos Guararapes e o encerramento da Invasão Holandesa no Nordeste.

As Forças Armadas também estiveram presentes durante a Primeira e Segunda Guerra Mundial, sendo que no segundo conflito foram enviados mais de 25.000 homens e mulheres para lutarem na Itália.

Também esteve participando de outros conflitos predominantes da história, como a Guerra do Paraguai que ocorreu entre 1864 e 1870 e que também contou com o apoio da Argentina e Uruguai. Na Primeira Guerra Mundial, o Brasil realizou uma Tríplice Entente, dedicando-se principalmente à Campanha do Atlântico.

Os militares brasileiros também atuaram em quatro oportunidades para derrubar o Governo do Brasil e instaurar um golpe de estado, a última delas que ocorreu em 1964 durante o período da Ditadura Militar.

Visão organizacional

As Forças Armadas por conta do território que o país possui, constituem atualmente as maiores Forças Armadas da América do Sul. Todos os ramos militares compõem o Ministério da Defesa, ainda que após a Constituição Federal de 1988 trate de preservar as funções externas e internas que são designadas para as Forças Armadas.

Desse modo, o Presidente da República é quem tem a função de chefe das Forças Armadas e é para ele que os subordinados devem prestar continência.

O que é um certificado de reservista?

O serviço militar aos 18 anos é obrigatório para todos os homens no Brasil. As mulheres têm a opção de realizar ou não o seu alistamento. Para este contexto, o certificado de reservista é um documento que será dado aos cidadãos que estiveram na reserva do exército, marinha ou na aeronáutica.

Quem recebe a dispensa, terá um carimbo em sua carteira de reservista e que servirá como uma prova de que cumpriu com a sua obrigação do alistamento e a justificativa de dispensa por excesso de contingente, mas que também pode ocorrer por problemas de saúde ou demais motivos que o liberem do período militar.

Qual a utilidade da carteira de reservista?

Quando um cidadão chega ao momento em que precisa se alistar ao Exército Brasileiro, o mesmo recebe o certificado de reservista, uma comprovação que mostra que cumpriu com as suas obrigações legais.

Caso não tenha esse certificado, o indivíduo não terá como concorrer e ocupar um cargo público, não poderá tirar um passaporte, nem mesmo regularizar a sua documentação para obter um emprego formal.

Como devo tirar o certificado de reservista?

No dia em que for até o alistamento obrigatório, o cidadão precisará levar os seguintes documentos:

  • Certidão de Nascimento, Documento de Identidade, carteira de trabalho, passaporte ou carteira de identificação funcional;
  • Comprovante de residência e foto 3×4.

Para os brasileiros que residem no Exterior, o procedimento a se fazer é comparecer na Embaixada ou representação consular com os documentos, como a Certidão de Nascimento ou Casamento, CPF ou Carteira de Identidade.

Após completar a seleção militar, os seguintes documentos precisam ser apresentados:

  • Certificado de Alistamento Militar;
  • Carteira de Identidade;
  • Certidão de Casamento Original;
  • Certidão de Nascimento dos filhos.

Como fazer a consulta do certificado de reservista online?

No momento, o certificado de reserva militar não pode ser emitido e nem consultado online. Caso perca o certificado, será exigido do cidadão o comparecimento na junta militar mais próxima de sua região, além de pagar uma pequena taxa para tirar a nova via.

Também será preciso levar junto uma foto 3×4 e a identidade. O prazo de entrega é indefinido, variando de acordo com cada estado.

Gostou do conteúdo? Deixe o seu comentário ao final.

Comentários (0)
Adicionar Comentário