A limpeza de fossa mal feita pode gerar danos à própria fossa e prejudicar o seu funcionamento e também pode gerar prejuízos financeiros, à saúde e ao meio ambiente. Continue acompanhando este artigo para saber como isso é possível!
Danos à fossa
A limpeza mal feita na fossa pode gerar danos a ela mesma, devido ao acúmulo de resíduos sólidos. O primeiro problema que surge é a redução de sua capacidade de armazenamento, o que logo gera entupimentos.
Além disso, quando a limpeza não é feita de forma adequada, pode haver obstrução das saídas da fossa, de forma que a água tratada não consiga escoar.
Nesse caso, a fossa deixa de cumprir o seu papel no tratamento do esgoto.
Outro problema que pode acontecer com a limpeza mal feita é o bloqueio dos tubos de drenagem, de forma que haja refluxo de esgoto.
A limpeza, quando feita por amadores, pode levar a rachaduras, fissuras ou quebras na parede das fossas, de forma que haja vazamento dos dejetos.
A falta de técnica e equipamentos adequados também pode levar à introdução de água excessiva na limpeza, gerando uma sobrecarga no sistema e o comprometimento do seu funcionamento.
Por fim, a fossa pode sofrer redução na sua vida útil, impedindo que seja necessário trocá-la de forma prematura.
Prejuízos financeiros
Os problemas que mencionamos acima, relacionados à limpeza de fossa mal feita, trazem diversos gastos para reparação e manutenção.
Isso acontece quando há, por exemplo, quebra ou descolamento das paredes da fossa, junto com o seu sistema de tubulação ou outros componentes.
E também acontece quando há danos às válvulas e bombas, exigindo sua troca, para que a fossa continue escoando a água.
Esses são apenas alguns exemplos. A longo prazo, também é necessário aumentar a frequência das manutenções, o que amplia muito os gastos. Quando a limpeza é feita por profissionais especializados, não há riscos disso acontecer.
Danos à saúde
A limpeza de fossa mal feita prejudica a saúde humana de diversas formas. Uma dela é através dos gases tóxicos que ela emite, os quais, se inalados, levam a sintomas de intoxicação.
Por exemplo, problemas respiratórios (até asfixia), tonturas e enjoos. Em casos extremos, a inalação pode levar à morte.
É importante frisar que esses gases, além dos prejuízos a saúde humana, podem gerar explosões, a depender da forma como a fossa é aberta. Por isso, é muito importante contar com profissionais, que adotem medidas de segurança eficazes, de forma a evitar esse acontecimento.
Outra forma é por meio da atração de pragas urbanas, como ratos, baratas e moscas, até o local. Esses insetos e animais são muito perigosos porque transmitem uma série de doenças e o risco de exposição a elas é aumentado na sua presença.
Quando a limpeza de fossa é mal feita, corre-se o risco de que vazamentos surjam muito rápido, devido ao acúmulo de dejetos.
Esses dejetos ficam expostos ao redor da fossa e, quando uma pessoa tem contato com eles, também tem contato com diversos microrganismos nocivos à saúde. Assim, elas se expõem a doenças como diarreia, cólera, hepatite e outras.
Poluição ambiental
Por fim, a limpeza de fossa mal feita pode levar a sérios problemas ambientais. Não à toa, existem leis para lidar com os dejetos que as fossas acumulam (as quais o seu descumprimento gera multas ou mesmo prisão).
Se a fossa não é limpa de forma correta, ela pode acabar por vazar e contaminar o solo da região e lençóis freáticos. Dessa forma, ela prejudica a saúde de plantas e polui as águas, afetando aquíferos e tornando as águas impróprias para consumo.
Para evitar todos os problemas acima, conte com uma empresa especializada e seus profissionais qualificados, como a Ajax Dedetizadora e Desentupidora.