O Grêmio fechou uma nova parceria tecnológica que ajudará na formação de atletas. A plataforma de realidade virtual Rezzil será usada em trabalhos diários feitos pelas comissões técnicas nas seis categorias que compõe a base. Assim, o novo sistema será aplicado no CT Presidente Hélio Dourado.
A matriz da empresa fica em Manchester, na Inglaterra, e diversos clubes do país usam esse sistema. É algo que também faz sucesso entre equipes que disputam a Major Legue Soccer (MLS), nos Estados Unidos. Mas, no Brasil o Grêmio é pioneiro.
“Estamos adquirindo essa nova ferramenta no mercado nacional para explorar da melhor maneira possível o desenvolvimento integral dos nossos atletas. O uso da tecnologia agregada ao futebol pode proporcionar novos dados para a uma avaliação ainda mais assertativa dos garotos”, disse o Coordenador Geral das Categorias de Base, Francesco Barletta.
Como a realidade virtual vai ajudar a formar atletas no Grêmio?
O Indicador Rezzil é uma plataforma que serve para medir a capacidade dos jogadores. Então, diversos exercícios são projetados, capazes de simular a extrema pressão que acontece durante as partidas. A partir disso, é possível obter respostas. O sistema consegue determinar:
- Velocidade de decisão
- Memorização de trabalho
- Percepção de profundidade
- Consciência espacial
- Concentração
- Agilidade
O trabalho virtual também servirá para avaliar atletas em recuperação de lesões, mas que ainda possuem restrições no contato com a bola. Isso sem trazer prejuízos para as articulações. Aliás, o sistema já estará em uso na próxima semana.
A realidade virtual também poderá ser usada nos treinamentos físicos na base do Grêmio, ajudando no desenvolvimento da habilidade em atletas, buscando corrigir problemas que apresentam desde cedo.