Conheça alternativas para economizar nos presentes para sua mãe sem deixar que a data passe em branco.
O dia das mães está chegando e agradar quem os criou com amor e carinho é sempre um desejo. E uma forma de fazer isso é presenteando.
Entretanto, com a atual situação econômica do país, o presente talvez não possa ser tão caro como de anos anteriores. Muita gente vai optar por economizar e comprar apenas uma lembrancinha.
Isso não significa que é preciso dar um presente ruim ou que não agrade. Apenas será necessário controlar o orçamento e encontrar uma boa oferta que caiba no bolso.
Para que não gaste mais do que o programado, veja como economizar no presente.
Estabeleça um limite de valor
Antes de começar a pesquisar um presente é preciso fazer as contas. Veja o quanto pode disponibilizar para não comprometer o orçamento.
Coloque um máximo para a lembrancinha e somente então comece a pensar no que vai dar. Pode ser necessário rever os planos caso o valor seja muito alto, mas, não exceda o limite para não se comprometer financeiramente.
Saiba o que vai comprar
Saber o que vai comprar ajuda a ir direto no que precisa. Dessa forma pode ir na loja que sabe que possui os melhores preços.
Fazendo isso, evita ficar tentado a comprar outra coisa que seja muito mais cara ou diversos itens. Além disso, já terá um presente planejado que sabe que agradará.
Pesquise e compre com antecedência
Se deixar para comprar de última hora, provavelmente pagará mais pelo presente. Isso porque o comércio sabe que existe uma grande procura e alguns itens ficam escassos. Isso faz com que os preços aumentem.
A dica é começar a pesquisar com antecedência se quiser economizar nos presentes. Comece a pesquisa agora e encontre bons preços. Vale a pena fazer a compra antecipada. Isso garantirá que terá as lembranças que programou com as melhores ofertas.
Evite presentes de luxo
Os presentes de luxo podem ser interessantes, mas, esse não é o melhor momento para recorrer a eles.
A ideia é que eles sejam substituídos por um mais simples. Em vez de dar uma joia, por exemplo, opte por um folheado. A dica é optar por bons presentes, mas que sejam um pouco menos requintados.
Leve sua mãe para passear
Uma forma de economizar nos presentes é optar pelos que não são físicos. Em vez de dar um item, pode optar por um passeio.
É possível levar sua mãe no teatro ou algum lugar que ela sempre quiser visitar. Assim, além dela se entreter pode aproveitar um tempo para ficar com ela.
Outra opção é levar para uma refeição fora. Pode ser para tomar um café da manhã colonial, um almoço em algum restaurante preferido ou jantar. Se tiver mais irmãos, eles também podem ir e cada um pagando sua conta não fica caro para ninguém.
Faça um almoço especial
Se o dinheiro está curto, talvez fazer uma refeição fora de casa não seja tão acessível. Então, que tal preparar um almoço especial e economizar nos presentes.
Faça um prato que sua mãe adora e não tem o costume de comer para ter um diferencial. Prepare com amor e carinho uma refeição completa, fazendo uma entrada, prato principal e sobremesa.
Se possível, reúna a família, sua mãe vai adorar e sairá mais barato do que comer fora de casa. É possível também que cada filho leve um prato, assim será um presente compartilhado.
Aproveite ofertas e promoções
Se você é uma pessoa que sabe aproveitar as oportunidades, pode conseguir bons descontos e vantagens comprando o presente.
Se for adquirir em uma loja física, sempre vale a pena tentar negociar um desconto. Muitas vezes ele é disponibilizado, principalmente se for pagar à vista. Além disso, vale tentar conseguir um brinde ou embalagem diferenciada.
No caso das compras online, é preciso aproveitar o que há à disposição, já que não existe a negociação com uma pessoa.
Muitas lojas contam com cupons que oferecem descontos no valor total ou apenas em alguns itens. Existem sites especializados, como o Agora Cupom de Desconto, que podem render boas ofertas.
Outra possibilidade nas compras online é contar com frete grátis ou aproveitar cashback. Isso pode ajudar a diminuir os valores gastos.
Faça você mesmo o presente
Fazer o presente tem duas vantagens: você economiza e garante algo personalizado. É claro que terá que pensar sobre o assunto e colocar suas habilidades em prática.
É possível pensar em vários itens: você pode costurar uma roupa, fazer um item decorativo, uma colagem com fotos e muitas outras coisas. Se tiver filhos, pode pedir para que eles ajudem e tenham uma recordação única.
É possível encontrar diversas formas de economizar nos presentes do dia das mães sem deixar de agradar. É só escolher uma das maneiras que fará com que seu orçamento não fique apertado e que agrade.