Hoje em dia, se ouve falar bastante em startups e no sucesso que elas têm feito. No entanto, existem pessoas que ainda não conhecem as startups e não sabem qual é realmente a importância de uma startup. É por este motivo que preparamos este artigo de hoje para você, para que assim, você possa entender como as startups funcionam, no que elas se diferenciam das empresas tradicionais, quais são os impactos causados por ela e, ainda, ter a oportunidade de poder conhecer alguns exemplos de startups globais, como também brasileiras. Então, para que você fique bem informado sobre as startups e entenda melhor a importância de uma startup dentro da sociedade, basta continuar ligado no artigo e conferir cada tópico
Qual o significado de startup?
Ainda não existe um significado específico ao se tratar de uma startup. No entanto, o empreendedor americano Eric Ries, que escreveu o livro Lean Startup, diz que: “uma startup é uma instituição humana projetada para criar novos produtos e serviços sob condições de extrema incerteza”.
Não é de hoje que as startups existem. Nos Estados Unidos, há muito tempo elas prestam seus serviços. No entanto, apenas a partir dos anos 90 é que a mesma começou a ter a sua fama aqui no Brasil e hoje, o sucesso da mesma é ainda maior.
Qual papel das startups
Um dos principais papéis que uma startup possui, sem falar na importância de uma startup, podemos mencionar a inovação e tecnologia que ela traz para um produto ou em um serviço que já existe. Isso irá promover às pessoas, ainda mais facilidade, tanto na hora de realizar a contratação do serviço ou compra do produto, como também, na hora de usá-lo. Sendo assim, ao falarmos em startups, estamos nos referindo à novas ideias e à criação de novas soluções inovadoras, fazendo que assim, problemas que ainda estão sem respostas, possam encontrar suas respectivas soluções.
Com isso, ao ouvir falar em startup, você estará ouvindo falar em inovação e busca de soluções fáceis para seus problemas. É este o motivo que leva os clientes a buscarem cada vez mais por startups, pois a facilidade de resolução de problemas é bem maior do que se imagina ou se espera.
Papel das startups para o mercado econômico
Ao olharmos para o lado do mercado econômico, sem dívidas elas têm gerado grandes oportunidades de emprego. Sendo assim, dentre as vagas de emprego que são oferecidas atualmente, 50% delas são ofertadas por startups em todo o território brasileiro. Essa acaba sendo mais uma grande importância de uma startup, onde por meio dela, a movimentação econômica delas é global, favorecendo a todos.
Qual a diferença entre uma empresa tradicional e uma startup?
Uma startup possui suas diferenças de uma empresa tradicional. A seguir, você terá a oportunidade de poder conhecer algumas dessas diferenças e entendê-las melhor. Confira:
Cenário de incertezas
Pelo fato de uma startup não possuir um cenário/modelo de negócio bem definido, isso acaba fazendo com que ele se torne incerto, e essa acaba sendo uma das primeiras diferenças existentes entre uma empresa e uma startup.
Tempo de existência
O tempo de existências das startups, acabam sendo bem menor que o tempo de existência de uma empresa. Você terá a oportunidade de conferir isso e assim, saber que realmente as startups são bem mais jovens que algumas empresas tradicionais, além de serem também, menores.
Repetível e escalável
Uma startup tem que trabalhar de forma escalável e repetível. Ou seja, realizar a produção de uma quantidade limitada de produtos, e não fazer tantas mudanças.
Inovação
A maioria das empresas tradicionais acaba optando por um plano de negócios estruturado e organizado. Já as startups, buscam sempre por inovação, sendo esta mais uma das suas diferenças e uma grande importância de uma startup.
Baixo custo inicial
Na hora de abrir a sua startup, você acaba tendo um custo inicial bem menor que os custos que a abertura de uma empresa possui. Sendo assim, essa pode ser uma grande vantagem das startups.
Impacto das startups nas corporações
O impacto das startups nas corporações têm sido grande. Isso porque, é notável a mudança que determinados serviços têm obtido, assim como os serviços, graças às startups. Sendo assim, isso tem causado um certo impacto e alguns exemplo disso são:
- Blockbuster, que acabou sendo trocado pela Netflix;
- Táxis, que acabaram sendo trocados pelo Uber e 99;
- Entre outros exemplos.
Como implementar uma startup
Antes de iniciar a sua startup, você precisa analisar um serviço, ver qual é o problema que ele possui, inovar e oferecer a solução para esse problema e assim, verificar se realmente é algo que os clientes precisam. Para que o processo se torne mais fácil e para que você tenha maior perspectiva sobre ele, você poderá realizar testes.
Exemplos de Startups
Muitas são as empresas que se tornaram startups e maior ainda foi o número do surgimento de novas startups no Brasil. As mesmas têm tido um crescimento notável e têm conseguido ajudar milhões de pessoas. A seguir, você terá a oportunidade de poder conhecer algumas startups globais e brasileiras, que talvez você até conheça, mas não sabe que elas se tratam de startups. Veja quais são elas a seguir:
Startups Globais
Primeiramente, vamos conhecer alguns startups globais, sendo elas:
Transferwise
Instituição britânica que possui como principal objetivo fazer com que as transferências internacionais em dinheiro sejam mais baratas.
Rappi
Já a Rappi é uma startup de origem britânica, que presta serviços de entrega e conveniência.
Monday
A Monday é uma startup de origem americana, e se trata de uma plataforma de gerenciamento de projetos e equipes de trabalho.
Startups Brasileiras
Agora, confira algumas startups brasileiras:
iFood
O iFood é super famoso, sendo líder no setor de food techs na América Latina. O mesmo funciona através de um aplicativo, onde você não precisa nem sair de casa para comer, pois ao escolher a sua refeição no app, ela será entregue no seu endereço, com rapidez, qualidade e segurança.
Quinto Andar
Já a Quinto Andar, mais uma startup brasileira, atua no setor de imóveis. Por meio da plataforma do Quinto Andar, você terá a chance de conseguir alugar o imóvel que desejar, com todas as características que quiser, de forma bem mais simples e sem sair de casa.
99
A 99 é uma startup de locomoção por aplicativo. Assim, você consegue chamar um automóvel para o endereço que desejar, e se locomover para onde quiser, sem precisar aguardar horas por serviços como ônibus, ou aguardar um táxi passar.
Movile
E por fim, ainda temos mais uma importante startup brasileira, que é a Movile, que trabalha na área de produtos para dispositivos móveis. Após várias tentativas errando, e ao aprender muito no Vale do Silício, a Movile é hoje, uma das maiores startups do Brasil.
Como estar nesse ambiente de inovação e impacto
Assim como já podemos conferir em todo o artigo, o ambiente das startups e a importância de uma startup está na sua inovação e no oferecimento de serviços resolutivos para seus clientes. Sendo assim, se você gosta de inovar, está cheio de novas ideias e estratégias e deseja montar a sua startup, então não perca mais tempo e dê o primeiro passo para o futuro!