A profissão de copywriter está se tornando uma das mais promissoras no Brasil, alavancando resultados grandiosos em empresas de todos os portes, profissionais liberais e gerando engajamento nas redes sociais, sites e plataformas digitais.
Veja quais são os melhores copywriters do Brasil e as principais informações sobre essa profissão!
O que faz um copywriter?
Para fazer parte dos melhores copywriters não é preciso fazer nenhum tipo de curso superior ou faculdade na área, mas existem cursos profissionalizantes que permitem aprender as técnicas de copywriting.
O copywriter é o profissional responsável por criar artigos, textos, páginas de venda e postagens nas redes sociais usando algumas técnicas específicas para levar o leitor a tomar uma decisão enquanto lê esse material na internet.
Já o copywriting é um conjunto de técnicas de escrita com um [su_highlight background=”#455dd1″ color=”#ffffff”] teor de persuasão, detalhamento e que apresente benefícios sobre um determinado produto ou serviço ao leitor.[/su_highlight]
Mas quais são as decisões que o leitor pode tomar ao ler um texto escrito com as técnicas de copywriting?
- Comprar um produto;
- Contratar um serviço;
- Indicar esse produto ou serviço para alguém;
- Se inscrever em um determinado curso, palestra ou jornada;
- Deixar o e-mail para receber novidades;
- Clicar em um determinado local no site para preencher um formulário de inscrição;
- Baixar uma planilha, contrato ou e-book;
Quem são os melhores copywriters no Brasil?
Listaremos agora os melhores copywriters que fazem muito sucesso no Brasil com a venda de seus materiais, cursos, livros e muito mais, entre eles, Paulo Maccedo – um nome que está sempre presente qaundo falamos dos melhores copywriters do país. Confira:
1- Paulo Maccedo
É um escritor best-seller e Copywriter de Resposta Direta, mais reconhecido como Mentor de Copywriters e alguém que ensina a arte de escrever discursos de venda.
Paulo Maccedo também ministra palestras, eventos, seminários de marketing, cursos e criador do primeiro clube de Copywriting do Brasil.
2- André Cia
É um copywriter especialista e estrategista na área, responsável por escrever vários lançamentos no Brasil, tais como: 7D em 1 dia e Múltiplos 7.
Apesar de ser fera no assunto, André Cia ressalta que ainda precisa aprender muito sobre copywriter, sendo considerado um dos melhores no ramo e também no desenvolvimento de produtos digitais.
3- Rafael Albertoni
Rafael Albertoni afirma que a sua missão é criar a profissão de copywriter no Brasil, desenvolvendo assim blogs, sites e sendo Co-Fundador da SBCopy – uma das maiores plataformas de copywriting, persuasão e influência.
4- Conrado Adolpho
Empresário há 20 anos e autor do livro que se tornou best-seller em marketing, chamado Os 8 Os do Marketing Digital. Conrado Adolpho então passou a se aprofundar no assunto de copywriting, indo para fora do país para ganhar cada vez mais conhecimento na área.
Hoje em dia, ele é conhecido também por ter criado um curso chamado de CopySamurai.
5- Gustavo Ferreira
É um empresário, consultor de negócios e um profissional copywriter. Gustavo possui três empresas, onde uma delas tem o nome de CopyCon, o seu braço digital – como ele gosta de chamá-la.
Ganhou o seu lugar na lista dos melhores copywriters do Brasil por conta do seu curso chamado Palavras que Vendem e, também, por seus dois livros de grande sucesso sobre copywriting:
– Copywriting: Palavras Que Vendem Milhões
– Livro de Ouro dos Gatilhos Mentais
6- Marcelo Maia
É um professor de Neurolinguística, Copywriter e Consultor de Marketing Digital. Marcelo aprendeu vários assuntos relacionados com o cérebro, a hipnose e persuasão em massa.
7- Sinésio Alves
É um empreendedor, criador de diversos cursos, tais como o Smart Vídeo e o CopyBox – onde todos fazem parte do seu grande empreendimento chamado de GoMakers.
8- Henrique Cattonar
É um empreendedor digital que se destacou principalmente por ter vendido mais de 150 mil reais somente na internet, reforçando a importância de se dedicar a um projeto sem precisar sair de casa – apenas usando um computador ou celular com acesso à internet.
Henrique disponibiliza diversos treinamentos, cursos e vídeos que ensina as principais técnicas de persuasão poderosas.
9- Henrique Carvalho
Fundador do Viver de Blog, esse site reúne várias dicas valiosas sobre marketing digital, destacando-se também por posts de marketing digital e técnicas de redação. O que explica a sua presença na lista dos melhores copywriters do país.
10- Marcelo Trigo
É um consultor, estrategista do marketing digital e também em Inbound Marketing. Marcelo é responsável por atuar em mais de 400 projetos na internet, focando em resultados e conversão.
Onde um copywriting pode atuar?
Primeiramente, é preciso gostar muito de escrever, bem como entender o funcionamento das técnicas de copywriting.
Em seguida, deve-se praticar a escrita, criando pequenos textos, artigos e materiais que possam servir de modelos de copys, essa é a única forma para se tornar um dos melhores copywriters do país, a prática.
A área da escrita é muito vasta e cheia de oportunidades. Veja onde um copywriter pode atuar:
- Criando anúncios pagos nas redes sociais;
- Elaborando e-mail marketing;
- Criando landing pages (páginas de venda de algum produto);
- Criando cartas de venda sobre um lançamento de um produto;
Dicas para escrever melhor um texto usando as técnicas de copywriting
O copywriting torna-se um conjunto de técnicas aplicadas em um texto com o intuito de transformá-lo em vendas. Deve-se observar, no entanto, os lugares certos para inseri-las, a fim de que o texto não fique forçado. Essa é uma tarefa muito importante para os melhores copywriters do Brasil.
- Ler bastante sobre o assunto a ser escrito, inclusive o material da concorrência;
- Estudar sobre os gatilhos mentais (palavras e termos utilizados em um texto para enriquecer o material e levar o leitor a tomar uma decisão mais facilmente);
- Use a persuasão;
- Fale sempre a verdade sobre um determinado assunto;
- Pensar em como o público irá receber esse material e a linguagem utilizada;
- Escrever indo direto ao ponto;
- Não se perca do objetivo da copy;
- Apresente provas de tudo o que está sendo escrito;
- Criar um texto escaneável;
- Escolher bem as palavras que serão usadas no texto;
- Inclua as perguntas certas ao longo do texto;
- Ofereça os benefícios reais ao seu público;
- Assumir erros;
- Mostre que o seu material é uma referência no assunto;
- Escreva como se estivesse contando uma história;
Os melhores copywriters têm sempre algo em comum, pois, todos eles se dedicaram 100% ao seu projeto, estudaram muito sobre o seu público-alvo e as reais necessidades deles.
Não basta escrever um texto totalmente persuasivo se no final o cliente não será levado a tomar uma decisão de comprá-lo.
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