Como o Chatbot pode melhorar seu faturamento
Se você fosse abrir uma loja na rua, quais critérios levaria em consideração para escolher o melhor ponto comercial?
Posso apostar que os critérios são os mais variados, mas uma coisa em comum todos vão responder:
“Escolheria o ponto onde tem o maior movimento de pessoas”
Concorda com isso? Pode-se ter um outro ponto de vista diferente nesse sentido, mas é impossível um negócio prosperar se não houver um bom ponto comercial.
Transpondo essa realidade para o mundo virtual, onde aplicativos, sites e redes sociais imperam, o chatbot whatsapp é sem dúvida um “excelente ponto comercial”.
Veja alguns números que comprovam essa afirmação:
- 120 milhões de usuários no Brasil
- 1,6 bilhão de usuários no mundo
- 55 milhões de chamadas de vídeo no whatsapp por dia
- Usuários passam 340 milhões de minutos conversando por videoconferência
- 42 bilhões de mensagens são compartilhadas todos os dias
- 1,6 bilhão de fotos são enviadas todos os dias
- 250 milhões de vídeos são compartilhados diariamente nos grupos
- Falando em grupos, o aplicativo já acumula um bilhão, o mesmo número encontrado no Facebook, que tem.
Para efeitos comparativos, o maior concorrente do whatsapp (se é que se pode chamar de concorrente), o Telegram, possui 100 Milhões de usuários no mundo. O próprio facebook só atingiu a marca de 1 bilhão de usuários no ano passado (2016).
Lembrando que o Facebook surgiu em 2004. Portanto, foram necessários 12 anos para atingir a marca de 1 bilhão de usuários.
O Whatsapp surgiu em 2009 e atingiu a marca de 1 bilhão de usuários em 2016, ou seja, 7 anos após seu nascimento. É de longe o aplicativo de mensagens mais usado no mundo, um verdadeiro fenômeno.
O fundador do Facebook, Mark Zukerberg, já tinha vislumbrado o potencial da ferramenta muito antes de todos, pois em 2014, oficializou a compra do Whatsapp por 21 Bilhões de dólares. Negociação recorde no mundo digital até então.
Bom, você deve estar se perguntando agora: Tá mas o que isso quer dizer?
Voltando ao início do texto, quer dizer que se você quer escolher um bom “ponto comercial” para o seu negócio, você precisa estar no Whatsapp, pois é lá que estão os seus clientes.
Por que usar chatbot no whatsapp business?
A primeira palavra que vem em mente diante de uma pergunta dessa é: Escalabilidade.
O que isso significa? Significa que ao invés de tratar um cliente de cada vez, você pode atender vários simultaneamente. E não é só isso. São varias vantagens decorrentes desse processo de automação.
Veja um pequeno exemplo do que pode ser feito:
– Você aplica a ferramenta de chatbot no seu negócio. O cliente quer entrar em contato com você, seleciona o seu whatsapp e envia uma mensagem.
Nesse momento, o chatbot envia para o cliente, uma mensagem automática programada previamente:
– “olá, boa tarde! Seja bem vindo. Digite seu nome e seu CPF para que eu possa registrar o atendimento!”
O cliente então entra com essas informações na ferramenta e nesse momento o chatbot inicia uma pesquisa:
– ele registra seu nome, armazena seu número de telefone, capta o seu CPF e obtém nesse momento todo seu perfil comercial.
Antes mesmo de você assumir o contato com o cliente, você já sabe previamente quem está falando, quais os contatos da pessoa, o perfil comercial dela e se é uma pessoa apta ou não a comprar seu produto.
Uma excelente vantagem comercial certo? Agora imagine esse procedimento se repetindo varias vezes ao longo do dia, de forma automática, reduzindo o seu trabalho e trazendo mais agilidade no seu dia a dia. Vale a pena ou não usar o chatbot no seu whatsapp?
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WhatsApp x Chatbots
Um assunto polêmico no mercado hoje, diz respeito sobre a liberação ou não do uso de chatbots na plataforma do whatsapp business.
Basta uma breve pesquisa no Google e você econtrará de tudo. Informação que é proibido, informação que está liberado, há até mesmo informações falando em banimento de pessoas que insistirem em violar as regras de uso do whatsapp.
Mas afinal, o que é verdade nesse assunto? Vamos esclarecer essa questão de uma vez por todas.
Em primeiro lugar o próprio contrato de uso do whatsapp já sofreu alterações. Veja:
Os temos do contrato de uso da ferramenta diz o seguinte:
“Permitiremos que você troque mensagens com terceiros, como por exemplo, com empresas, para que vocês se comuniquem utilizando o WhatsApp através de pedidos, transações, informações de agendamento, além de notificações de envio e entrega, atualizações de produto e serviço e marketing. Por exemplo, você poderá receber as informações do status de voo das próximas viagens, um recibo de algo que adquiriu ou uma notificação quando uma encomenda for entregue. Mensagens que você possa vir a receber contendo marketing, poderão incluir uma oferta para algo que talvez lhe interesse.”
Ficou claro para você? O próprio contrato de uso da ferramenta já foi alterado para permitir uso comercial. Resta alguma dúvida?
E na prática, isso quer dizer o que? Isso quer dizer que as empresas poderão usar o WhatsApp para se comunicar com seus clientes. Boa parte dessa comunicação será feita de maneira automatizada, com o auxilio dos chatbots.
E para o uso desses chatbots, a expectativa é de que o WhatsApp utilize a mesma API de bots que o Facebook usa, uma vez que pertencem a mesma empresa.
Para que você entenda, vamos explicar o que é uma API
API é o acrônimo em inglês de Application Programming Interface, que em portugês significa: Interface de Programação de Aplicativos.
Na prática API é o conjunto de rotinas e programações para acesso a um aplicativo de software para web, que permitem colaboração e participação de programadores que visam aperfeiçoar e melhorar a ferramenta de forma a criarem também serviços agregados a sua plataforma.
E é justamente aí que entram os chatbots do whatsapp.
Whatsapp Business a versão para empresas
Para corroborar ainda mais o fato de o whatsapp business estar totalmente focado na direção da automação comercial, Em setembro/17, o whatsapp anunciou em seu blog oficial sua versão da ferramenta para uso comercial e para uso em empresas de grande porte é o chamado WhatsApp Business. Num primeiro momento a nova versão estará disponível apenas para empresas selecionadas. A nova funcionalidade chega em 2 formatos:
- Versão whatsapp Business: Para pequenas e médias empresas
- Versão whatapp Business Enterprise: Para grandes empresas que usam massivamente com uma base global de clientes.
No perfil de “usuário”, as empresas poderão inserir suas informações comerciais como endereço, descrição, horário de funcionamento e telefones de contato e envio de mensagens automáticas de retorno quando a empresa estiver fora do horário comercial.
Como usar chatbots no meu negócio?
Os chatbots precisam ser “treinados” por seus programadores. Por isso é fundamental se colocar no lugar do cliente e imaginar como eles gostariam de ser tratados dentro do whatsapp business.
Prever situações diversas de diálogos para poder escrever as respostas mais adequadas a cada situação. O objetivo é que o bot possa lidar com as questões básicas que possam vir a ocorrer no dia a dia.
Se engana quem pensa que a parte mais difícil é a parte técnica do processo. Dar uma “personalidade” ao robô é algo muito complexo e requer conhecimentos avançados. Então, é melhor aconselha-se terceirizar essa tarefa para especialistas, ou seja, um gerenciador de chatbot, mais apto a atender e responder a questões mais complexas nesse processo. O melhor seria recorrer a agências digitais especializadas nos assuntos ,de forma a proporcionar um bom atendimento no que tange as demandas mais complexas do projeto.
Os prestadores de serviços especializados desenvolvem mais bots personalizados respondendo a perguntas mais complexas, que seguem uma árvore de decisão mais fundamentada, que eles integram em mensagens instantâneas populares ou profissionais.
O bate-papo ao vivo, está se tornando cada vez mais importante nos sites de e-commerce, sua presença é cada vez mais constante nos sites corporativos ou institucionais. Para o e-commerce, isso é um diferencia importante, pois o cliente se sente seguro ao perceber que já alguém com quem falar na hora caso haja necessidade. O chat ao vivo se tornou e melhor forma de acompanhar a jornada de compra do cliente e por consequência, aumentar as taxas de conversão.
Conclusão sobre os Chatbots para Whatsapp
Os Chatbots proporcionam uma variedade de benefícios aos empreendedores e aos micro empresários em todo o mundo. Na medida que essa tecnologia continuar a ser desenvolvida e for cada vez mais usada , aumentará cada vez mais suas operações.
O mercado como um todo ainda é muito novo. Há muito estrada para percorrer ainda. Muitas oportunidades de crescimento, de aprendizado e até mesmo de evoluir nos negócios.
Ser visionário e apostar em novos caminhos hoje em dia poder ser o grande diferencial de empresas modernas , ligada no futuro e nas oportunidades que o mercado vislumbra.
Oferecer suporte ao cliente para novos níveis de atendimento e interação, é apenas um pequena mostra dessa evolução.
E você o que vai fazer depois de ter recebido todas essas informações? Vai deixar os outros fazerem na sua frente e ficar observando? Ou vai se tornar o protagonista do seu sucesso?
Fonte: H2Web