Geomembrana – o material responsável pela proteção do solo de resíduos industriais

As geomembranas são materiais essenciais dentro das obras de meio ambiente e de geotécnica, sendo muito utilizados em diferentes setores, caso da construção civil e dentro do agronegócio.

Isso porque elas oferecem o máximo de excelência, mas para que se possa usufruir ao máximo dessa tecnologia, é fundamental entender exatamente como ela funciona, o que ela é e sua finalidade.

Para ajudar você a conhecer mais sobre a geomembrana, que é um material responsável por proteger o solo dos resíduos industriais, trouxemos este conteúdo completo sobre o tema.

Quer saber tudo sobre o material? Então leia este conteúdo completo até o fim!

Conhecendo as geomembranas

As geomembranas, que também podem ser chamadas de membranas geossintéticas, nada mais são do que materiais usados com a finalidade de impermeabilizar grandes áreas.

Elas são ideais para locais que estão sujeitos às movimentações e às vibrações que ocorrem na natureza, por isso mesmo que essas membranas sintéticas precisam ser produzidas com materiais da mais alta qualidade.

Em geral, é comum que as mesmas sejam confeccionadas de modo industrial no formato de bobinas, sendo então distribuídas e podendo ser unidas para que se forme painéis maiores, para aplicação nos diversos locais.

As geomembranas costumam ser bem resistentes aos raios ultravioletas, bem como a ataques de produtos químicos.

Portanto, independentemente da situação, essas membranas trazem uma maior segurança e ajudam a proteger o local onde são aplicadas.

 Veja também: Mulching, como utilizar na agricultura?

A aplicação das geomembranas na prática

O uso das geomembranas é indicado para as mais variadas obras, independentemente do tipo, nos diferentes segmentos.

É o caso da sua aplicação em aterros sanitários, pois elas ajudam a evitar o processo de contaminação do solo e também de lençóis freáticos.

Além disso, esse tipo de geomembrana proporciona uma manutenção de maneira mais eficiente e bem melhor, além de tornar mais fácil o manejo dos rejeitos presentes no local.

No caso dos lagos, a aplicação mais conhecida para esses materiais, as geomembranas permitem a você criar uma espécie de reservatório artificial, para que se consiga manter a sua estanqueidade.

O modelo de membrana sintética mais usado e que costuma ser bastante indicado é o polietileno de alta densidade, sendo que ele é considerado como o material que traz maior segurança para a operação.

Além dessas aplicações vistas, ainda há como utilizar as membranas de diferentes formas, como as seguintes:

  • Aplicação em centrais hidrelétricas
  • Aplicação no controle de fluxo e na separação dos resíduos
  • Aplicação para impermeabilizar pisos, lajes, túneis, entre outros
  • Aplicação nas obras de mineração, em geral
  • Aplicação nas estruturas de canais para irrigação
  • Aplicação em aquicultura, ou seja, para construir tanques de criação de animais aquáticos, com peixes e camarões

Além de saber exatamente onde colocar a geomembrana, é fundamental também que a instalação do produto seja realizada da maneira certa e bem precisa.

Um ponto ao qual muitos não atentam-se sobre as geomembranas é que o horário na qual ela vai ser instalada deve ser muito bem planejado.

Isso porque a dilatação térmica pode levar a uma distensão dessa membrana no período do dia, ao mesmo tempo em que a retrai no período da noite.

Preparação do solo para colocar geomembrana no reservatório

O último ponto do tópico anterior tratou justamente sobre a questão da instalação adequada da membrana para se ter certeza de que ela irá cumprir a sua função no reservatório.

Um dos fatores de maior importância está no preparo do terreno, o que vai impactar se o projeto terá ou não sucesso.

Se o solo onde a membrana vai ser instalada tem imperfeições, as mesmas vão aparecer depois que o produto for instalado.

Um outro ponto diz respeito à presença no local de raízes e de pedras perfurantes, pois podem acabar rasgando as membranas com o tempo, o que vai gerar muitos problemas.

Então, aqui vão alguns passos que ajudarão você a proteger bem o solo contra os resíduos industriais ao fazer a aplicação da geomembrana:

  • Comece fazendo uma avaliação aprofundada do solo para saber se o mesmo não apresenta imperfeições ou objetos que perfurem a membrana, bem como sujeiras e diferentes materiais inorgânicos e orgânicos
  • Veja se a necessidade de fazer a instalação de uma proteção mecânica para aplicação da geomembrana
  • A etapa da escavação do tanque é fundamental, pois garante que você vai comprar uma membrana que encaixe-se perfeitamente na capacidade do reservatório
  • Preparação da canaleta da ancoragem, que tenha o tamanho e a profundidade adequada para a instalação correta da membrana

[+] Confira: Dicas de negócios na construção civil.

Conclusão

Como visto aqui, a geomembrana trata-se de um importante material que tem várias funções em diferentes segmentos, como na construção civil e, em especial, no agronegócio.

Neste texto, mostramos como é que funciona este tipo de material, quais são as suas aplicações e ainda como fazer uma instalação correta dele no local adequado.

O que achou do artigo falando da geomembrana para proteção do solo?

Comentários (0)
Adicionar Comentário