Quando se trata de vendas, a opinião do outro importa – e muito. Entenda agora o conceito por trás do princípio da aprovação social.
Você já se olhou no espelho, não gostou de uma roupa, mas, como estava atrasado, acabou usando aquele look mesmo? Se isso aconteceu e, logo depois, você começou a receber elogios seguidos, um pensamento passou pela sua cabeça: “Nossa, realmente não está tão ruim”.
Ousamos dizer que esse pensamento evoluiu para: “Até que eu gosto realmente dessa roupa” e, quando menos esperou, estava amando usar a roupa que, até pouco tempo, não era a sua favorita no armário.
Uma das formas mais interessantes de explicar isso é pelo conceito de aprovação social. Se voltarmos 10 anos no tempo, veremos maquiagens estranhas, vestido com meia-calça, fotos com poses estranhas e calças de cintura baixa.
Olhar para trás pode parecer estranho num primeiro momento, mas era o padrão da sociedade na época e era o esperado pelas pessoas que estavam ao seu redor. Se essa era a ‘moda’, essa era a ‘onda’; quem estava fora dela, era estranho.
Por questão de sobrevivência, andamos em bandos e esperamos aprovação de quem está ao nosso redor. Nos negócios, isso também não é diferente: pessoas compram produtos que já foram aprovados por outras pessoas, por isso essa técnica é tão impressionante. Entenda!
Aprovação Social também era usada na Bíblia
Jesus não o permitiu, mas disse: “Vá para casa, para a sua família e anuncie-lhes quanto o Senhor fez por você e como teve misericórdia de você”. – Marcos 5:19
Religioso ou não, deve admitir que a Bíblia tem algumas das maiores lições da humanidade e uma delas, que depois de tanto tempo vemos no Marketing, é a aprovação social.
Não bastasse fazer o milagre, em vez de pedir algo em troca, Jesus só dava uma ordem: testemunhar / anunciar o que Deus tinha feito para que o evangelho fosse pregado.
Em vez de o próprio Jesus falar sobre os milagres, na maior parte das vezes, ele pedia para que o abençoado contasse para outros como foi a sua experiência; assim, as pessoas veriam que era real e se converteriam ao evangelho.
Mas calma que não estamos aqui para te converter, só queremos te mostrar com essa história que pessoas acreditam em pessoas.
Traduzindo para o seu negócio: pessoas, especialmente hoje em dia, só comprarão produtos ou serviços que tenham sido encaminhados a eles por pessoas que eles conhecem e não porque você simplesmente disse que é bom.
“Diga-me com quem andas que eu direi quem tu és”
Se sabemos quem é uma pessoa por quem está ao seu redor, sabemos o tipo de empresa pelos seus compradores. Isso porque, se buscamos aprovação de outras pessoas, compramos também o que elas entendem como bom.
Por isso, conseguir aprovação social é importante e a melhor maneira de fazer isso é pegando bons depoimentos com seus clientes.
Assim, você mostra que, sim, seu produto / serviço serve para aquele tipo de público sem precisar mandar sinal de fumaça ou colocar uma melancia na cabeça.
Até porque, depoimentos são afirmações vivas de clientes que declaram que ficaram satisfeitos com o produto / serviço. Toda empresa deve ter prova social para poder se destacar nos mercados sempre lotados e concorridos atualmente.
A aprovação social e o efeito Tik Tok
Antigamente, dançar na internet sem ser profissional era vergonhoso. “Paga mico aí, a escolha é sua”, você ouvia de um amigo ao pensar em fazer vídeos para a internet mostrando algumas das suas habilidades de dançarino.
Até porque… quem faz isso? Quem fica dançando na internet sem ser profissional? Se ninguém faz, então é vergonhoso tomar essa atitude sozinho.
Aqui está o segredo de toda a aprovação social (que você já deve ter entendido a essa altura): pessoas só tomam atitudes porque outras também tomam.
O resultado é ver, hoje em dia, que é comum postar esses vídeos na internet, principalmente no Tik Tok.
A influência foi tão grande e ganhou uma aprovação tão forte da sociedade, que o Instagram também aderiu a vídeos mais curtos com o Reels para que a galera da plataforma soltasse a criatividade.
Se você está perdido, veja este outro artigo sobre prova social antes de continuar, porque agora vamos te dar dicas práticas de como conseguir sua aprovação social.
Aprovação social: 3 tipos de depoimentos para pedir aos seus clientes
Existem muitos tipos de depoimentos. Testemunhos são geralmente categorizados de acordo com a fonte / o cliente. Aqui estão alguns exemplos:
a) Testemunhos de clientes satisfeitos
Este é provavelmente o tipo mais eficaz de depoimento. Nada bate um depoimento de um cliente satisfeito, porque é uma imagem do que o produto / serviço é tudo e mostra para os possíveis compradores que o resultado dele será o mesmo.
b) Testemunhos de especialistas
Os especialistas podem ser fontes confiáveis de depoimentos. Se um renomado dermatologista escrever um depoimento para um sabonete de beleza, ele certamente ajudará a aumentar suas vendas, certo?
A aprovação social, no caso dos especialistas, não funciona apenas com entrevista direta a alguém com autoridade no assunto, mas pode você pode ‘surfar na onda’ de um estudo / entrevista já pronta para alguma revista, por exemplo.
No copywriting, quando ainda não se tem provas sociais do produto por ser novo, pesquisamos estudos e opiniões de especialistas para embasar e funcionar como aprovação social.
c) Testemunhos de celebridades
Em um mundo que é administrado pela mídia de massa, as celebridades / influencers se tornaram poderosas fontes de depoimentos.
As pessoas podem pensar que conseguir depoimentos de influencers custará muito, mas é possível fazer trocas com o seu influencer parceiro e pedir opiniões sinceras.
Além disso, procure por pessoas da sua região que estão crescendo e com bom engajamento; o valor pago será muito menor do que com influencers de milhões de seguidores e, de repente, valha a pena dominar uma região contratando mais influencers nesse perfil.
Bons depoimentos são os que podem ser comprimidos em algumas palavras cativantes. “Eu perdi 20 quilos em duas semanas!” É um exemplo de um depoimento atraente para um produto do nicho emagrecimento, por exemplo.
No entanto, nunca se deve reformular ou editar o que o cliente disse. Depoimentos confiáveis e verdadeiros devem conter os atributos completos das pessoas que os deram. Seus títulos, localização e idade devem ser incluídos sempre que possível.
Apelo visual também será uma grande ajuda no uso de depoimentos. Se os clientes estão dispostos, é preciso insistir em tirar fotos ou vídeos para seus depoimentos.
Aqui estão alguns passos rápidos para conseguir depoimentos e usar a aprovação social ao seu favor
1 – Tenha certeza que seu produto tem alta qualidade: antes de mais nada, apenas produtos / serviços com excelente qualidade merecem depoimentos, por isso é preciso ter certeza de que a qualidade do que você oferece é excepcional.
2 – Peça a ajuda de seus clientes: é preciso ser capaz de comunicar aos seus clientes sua necessidade de conseguir esses depoimentos. Se eles estiverem realmente satisfeitos com o produto / serviço, estarão mais do que dispostos a participar.
3 – Entreviste seus clientes: pergunte-lhes sobre o que gostam no seu produto / serviço, por quais motivos escolheram o seu produto e outras questões como estas.
4 – Pergunte se eles estão dispostos a fazer um depoimento por escrito: você pode se oferecer para escrever o depoimento com base nas respostas durante a entrevista, mas o depoimento vai precisar ser aprovado por eles.
5 – Pergunte se você pode gravar o depoimento: use um gravador ou uma câmera de vídeo. Um depoimento em vídeo é melhor, mas é claro que muitas pessoas são tímidas e isso pode ser uma opção limitada para a maioria.
6 – Escolha os melhores depoimentos: Use os melhores para maximizar os benefícios que seu produto pode obter desses testemunhos e consiga sua aprovação social facilmente.
Você deveria usar o princípio da aprovação social?
Depoimentos são muito poderosos e esta é a razão pela qual todas as empresas devem usá-los para conseguir aprovação social. Eles fornecem garantia e segurança e refletem a essência real de um produto ou serviço.
Claro que usar bons depoimentos é mais fácil para empresas que realmente cumprem o que prometem e entregam produtos / serviços de alta qualidade.
Se você faz parte desse grupo seleto de empreendedores, então não tenha medo de usar a aprovação social para conquistar mais clientes; pelo contrário, é um dever moral compartilhar bons produtos com o seu público.
Tem alguma dúvida sobre como usar o princípio da aprovação social para aumentar suas vendas sem se esforçar muito? Então, deixe um comentário e te responderemos em breve com nossos conselhos.
P.S.: Sei que, se ainda não temos comentários nesse post, você deve estar tentado a fazer o mesmo e não deixar sua dúvida aqui, mas deixe de lado a aprovação social nesse momento e seja o primeiro a perguntar.
[…] Não é bem roubar, mas a verdade é que o Google entende que se o outro site é relevante e está apontando para o seu, logo o seu também é – sim, estranho pensar que o algoritmo segue o princípio de aprovação social. […]