A poeira abaixou, mas a confusão continua: Facebook corta integração com mLabs e deixa uma lição importante de tráfego e aquisição de leads.
A mLabs, plataforma de gerenciamento e agendamento de posts, teve a integração com Facebook cortada repentinamente e sem aviso prévio no dia 10/06, quando os APIs (Application Programming Interface / Interface de Programação de Aplicação) foram suspensos pela rede social do Zuckerberg.
O impacto foi grande o suficiente para causar um barulho no mercado e um estrago para empreendedores: cerca de 40 milhões de posts feitos pelos clientes por meio da plataforma mLabs foram excluídos.
As exclusões ou ocultações das publicações da mLabs foram feitas em mais de 332 mil contas que são clientes do serviço, que foram pegos de surpresa, assim como a própria mLabs.
Segundo uma nota do grupo Stone.Co, que é responsável pela ferramenta de gestão de mídias sociais mLabs:
“[nós] fomos surpreendidos com inesperada ação do Facebook, que, sem aviso ou advertência prévia decidiu, de forma abrupta e deliberada, por ocultar as postagens realizadas por intermédio da nossa plataforma das Fan Pages de mais de 330 mil empreendedores.”
Essa confusão poderia ter algum motivo se a plataforma estivesse operando clandestinamente, considerando que o Facebook quer aumentar o uso do Facebook Business para agendamento de posts, mas o caso é que a mLabs é homologado há mais de 6 anos pelo próprio Facebook.
Inicialmente, até as páginas comerciais da mLabs no Facebook e Instagram tinham sido deletadas, mas já foram restabelecidas e a empresa de gestão de mídias sociais divulgou uma nota de esclarecimento no LinkedIn, mostrando como o app vai conseguir seu acesso ao API novamente.
Apesar disso, os clientes não gostaram nem um pouco, considerando que alguns serviços serão descontinuados, como regra imposta pelo próprio Facebook para que a integração volte:
- Agendamento de Stories, Reels, IGTV e formato carrossel para o feed.
- Agendamento de posts com marcação de produtos no Instagram Shopping.
- Recursos como desativar comentários em posts do feed, inserção de texto alternativo, localização, agendamento de primeiro comentário e marcação de pessoas.
- Relatórios e comparativos (por curto prazo, até que estejamos prontos para prosseguir com essa funcionalidade já suportada via API recém-lançada).
- Gestão de mensagens privadas do Direct do Instagram (por curto prazo, até que estejamos prontos para prosseguir com essa funcionalidade já suportada via API recém-lançada).
A grande lição da confusão Facebook x mLabs, segundo um especialista em Marketing
Após a confusão entre mLabs x Facebook e também o banimento do IG com mais de 1 milhão de seguidores do Ícaro de Carvalho do O Novo Mercado (referência em Marketing Digital e Tráfego Orgânico), chegou a hora dos especialistas em Marketing alertarem sobre o uso das redes sociais para tráfego e aquisição de leads.
Um pronunciamento que nos chamou atenção e que deixa uma grande lição é o do Rafael Rez, estrategista de Marketing Digital e autor do livro “Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI”. Veja o pronunciamento na íntegra:
Depois do que aconteceu com o perfil do Ícaro de Carvalho no Instagram essa semana e com a mLabs ontem, muita gente talvez caia na real:
NÃO CONSTRUA SEU CASTELO EM TERRENO ALUGADO.
É óbvio que é impossível não usar as Redes Sociais hoje em dia.
Mas tenha seu site ou seu blog, quando puder tenha seu App, um Telegram, uma lista de e-mails, diversifique seus canais.
Ontem (10/jun às 18h) a mLabs teve a API com o Facebook/Instagram cortada. Sem aviso prévio, sem direito a defesa, sem nada. Simplesmente 330.000 contas conectadas através da ferramenta tiveram o conteúdo publicado via mLabs tirado do ar.
O Ícaro de Carvalho teve um perfil com 1 Mi de seguidores banido do Instagram.
Há uma velha máxima de negócios que diz: “Quem só tem um, não tem nenhum.”
Porque se você constrói tudo num só canal, se por acaso o perde, perde tudo.
Quantas tantas outras empresas da noite pro dia tiveram perfis, páginas ou canais deletados?
Redes Sociais são ambientes “democráticos” até que a rede resolva que você não deve mais estar lá. O terreno não é seu, é alugado.
Entenda o que está ocorrendo neste momento e aprenda com ele.
Não construa seu castelo apenas em terrenos alugados.
Invista tempo e energia em canais de marketing proprietários e esteja nos canais sociais sob alerta constante.
A lição continua viva, mesmo com o restabelecimento da plataforma: não construa o seu castelo sobre terreno alugado, diversifique seus pontos de tráfego e aquisição de clientes.
Uma das opções disponíveis é disponibilizar seus conteúdos em mais de um site, jogando tráfego para suas páginas principais – manter uma página como reserva também é essencial.
Se quiser saber mais sobre aquisição de clientes com um portal de notícias seguro, clique aqui e fale com o Buzz News pelo WhatsApp.
[…] Claro, essa atualização mLabs me fez pensar também sobre o que o Rafael Rez contou no Facebook: não construa seu castelo em terreno alugado. Se quiser saber mais, veja esse artigo com o pronunciamento do Rez e a lição de tudo isso para seu tráfego e aquisiçã…. […]