Não encontrou o que queria? Use a busca abaixo.

Atualização mLabs: nota de esclarecimento aponta mudanças no App

1 610

[Atualização mLabs]: Nota de Esclarecimento à comunidade de clientes, seguidores, parceiros e stakeholders da mLabs – plataforma de gestão de mídias sociais

Veja na íntegra a atualização mLabs e o pronunciamento da rede via LinkedIn:

Conforme informamos nas notas recentemente divulgadas, no dia 10/06 a mLabs teve seu acesso às APIs do Facebook suspenso e a rede social ocultou por um breve período, postagens de clientes feitas por meio de nossa plataforma.

Após revogar a ação de ocultamento dos posts – que foram totalmente restabelecidos – iniciamos as tratativas para reaver o acesso às APIs e prosseguir com nossa operação, que no momento está suspensa, dentro do Facebook.

Cumprindo com nosso compromisso de atualizar toda base de clientes, seguidores, parceiros e fornecedores, estamos fornecendo uma atualização com detalhes adicionais sobre as principais mudanças em nosso serviço.

Sobre a tratativa com a mLabs

Após apresentarmos o propósito, histórico e toda a operação da mLabs, estamos confiantes que nas próximas 48 horas conseguiremos reativar nosso acesso à sua central de integrações, desde que descontinuemos todos os recursos ainda não suportados pelas APIs oficiais no Instagram. Estamos prontos para implementar tais ações imediatamente.

1 – Regularização e acesso às APIs

Adequaremos a operação da mLabs no Instagram de forma a atender todos termos impostos pelo Facebook.

Como consequência desse processo, todas as postagens que estão agendadas para o Instagram após às 13:00 (Fuso horário de Brasília/DF – GMT-3) do dia 16/06/2021 através da mLabs não serão realizadas nos próximos dias.

Além do comunicado nesta nota, entraremos em contato com toda base de clientes via e-mail, notificações in app e através do nosso site, informando o ocorrido e aconselhando a todos sobre a reprogramação manual de cada uma delas usando as ferramentas nativas do Facebook.

Aproveitamos para reforçar que, com base na experiência vivenciada pela mLabs, toda e qualquer operação que fira os termos do Facebook e Instagram, incluindo o uso de outras ferramentas para agendamento de Stories, Reels e outros formatos não suportados via API do Instagram é desaconselhado, uma vez que poderá acarretar em interrupções dos serviços e aplicação de outras penalidades.

2 – Sobre os serviços descontinuados na mLabs

Com a adequação, algumas funcionalidades da nossa plataforma para o Instagram serão, necessariamente, desativadas. São elas:

  • Agendamento de Stories, Reels, IGTV e formato carrossel para o feed.
  • Agendamento de posts com marcação de produtos no Instagram Shopping.
  • Recursos como desativar comentários em posts do feed, inserção de texto alternativo, localização, agendamento de primeiro comentário e marcação de pessoas.
  • Relatórios e comparativos (por curto prazo, até que estejamos prontos para prosseguir com essa funcionalidade já suportada via API recém-lançada).
  • Gestão de mensagens privadas do Direct do Instagram (por curto prazo, até que estejamos prontos para prosseguir com essa funcionalidade já suportada via API recém-lançada).

Todos os posts agendados nos formatos descontinuados pela mLabs ficarão disponíveis no calendário da plataforma para que os usuários possam reaver tais conteúdos e publicar como desejarem.

3 – Outras mídias

Todas as funções relacionadas a outras mídias sociais suportadas pela mLabs, incluindo o próprio Facebook, continuarão ativas e serão, cada vez mais, aprimoradas.

Isso vale para os recursos adicionais da mLabs, como o mLabs studio, mLabs pages (criação de Landing Pages e captação de Leads), calendário, workflow e outros.

4 – Suporte e compensação aos clientes

Entendemos que, nesse primeiro momento e diante das mudanças apontadas, nossos clientes possam sofrer ou estar sofrendo com as adaptações necessárias, no entanto reforçamos que seguimos 100% à disposição para atender todos os nossos clientes por meio dos nossos canais de atendimento, principalmente através do nosso chat.

Como forma de minimizar o impacto e todo retrabalho dos últimos dias, vamos conceder para todos os clientes da mLabs a utilização gratuita da plataforma na quantidade em dobro de dias em que os recursos do Instagram e Facebook na mLabs ficarem inativos.

5 – Manteremos o nosso propósito e faremos tudo pela segurança de nossos usuários

Estamos cientes de que as funcionalidades descontinuadas e ainda não liberadas pelas APIs do Instagram são de extrema importância para o mercado digital e seguiremos fazendo tudo o que estiver ao nosso alcance para que tais serviços estejam disponíveis via API oficial com a maior brevidade possível.

Estamos prontos para reformular nossos serviços do Instagram, traremos novidades na plataforma mLabs, e vamos continuar evoluindo para atender cada vez mais às inúmeras dores dos profissionais, agências e empreendedores que dependem das mídias sociais para manterem seus negócios ativos e produtivos.

Sabemos que o olhar atento para as dores reais dos nossos clientes foi a postura que nos trouxe até aqui e é justamente ela que continuará pautando os próximos passos da mLabs.

Reforçamos ainda que a mLabs não SE APROPRIOU E NEM SE APROPRIA DE QUAISQUER DADOS DOS SEUS CLIENTES VISANDO A PRÁTICA DE ATOS QUE PREJUDIQUEM A EXPERIÊNCIA NO INSTAGRAM. É importante notar que não realizamos ações de automação para ganho indevido de seguidores, respostas automáticas, vendas de dados para terceiros e/ou uma série de outras práticas ilícitas ou indesejáveis pelo Facebook.

Dito isso, e contando com a compreensão de toda a nossa comunidade de clientes, seguidores, parceiros e fornecedores, reforçamos nosso compromisso em mantê-los atualizados através de todos os canais da mLabs, incluindo nossos perfis oficiais nas mídias sociais, site e chat da plataforma.

Seguimos acreditando no uso livre, democrático e acessível das mídias sociais.

Glossário:

O que é API

Do inglês Application Programming Interface (Interface de Programação de Aplicação), APIs são linguagens de programação que formam a comunicação entre dois sistemas: um deles fornece todos os padrões correspondentes aos seus serviços de forma que o outro lado não precise ter acesso aos detalhes de implementação daquele software. É como se as APIs fizessem a ponte entre desenvolvedores de uma empresa e os desenvolvedores de outra organização cujos serviços lhe interessam, sem que uma parte precise necessariamente estar em diálogo com a outra.

Fonte da Atualização mLabs: Reprodução LinkedIn mLabs

Resposta do Facebook sobre atualização mLabs x o que os usuários pensam

Em esclarecimento ao TecMundo, o Facebook se pronunciou sobre o ocorrido:

“A mLabs estava envolvida em coleta não autorizada de dados e de credenciais de usuários. Em função da violação das políticas do Facebook e do Instagram, nós suspendemos o acesso da mLabs aos nossos serviços, resultando na queda temporária do conteúdo criado utilizando a plataforma deles. Agimos rapidamente e estamos restaurando as publicações afetadas. As marcas podem continuar a publicar conteúdo no Facebook e Instagram utilizando prestadores de serviços que usam tecnologias em conformidade com nossas políticas.”

A internet não perdoa e, além do caso de grandes nomes sendo banidos do Instagram (que é do Grupo Facebook), essas penalizações só causam sentimentos negativos nos usuários. Veja alguns dos pensamentos que encontramos nas redes:

Na publicação da Nota Oficial da atualização mLabs, usuários reclamam:

atualização mLabs
atualização mLabs
atualização mLabs

Opinião da Coluna sobre Atualização mLabs

Facebook quer que usuários comecem a utilizar o Studio Creator e, por isso, penalizou o mLabs, deixando o app apenas com principais funções que também existem no gerenciador do próprio Facebook.

Afinal, porque os usuários utilizarão o mLabs e pagarão pelo app se tiverem as mesmas opções no Studio Creator do Facebook gratuitamente?

O problema é que as funções padronizadas que estão disponíveis no Studio Creator não atendem a empreendedores e gestores de mídias sociais, que precisam de praticidade para postar carrosseis, stories, IGTV e outros que o Facebook ainda não disponibilizou para utilização na própria ferramenta.

Há tempos, a mLabs tem se mostrado uma solução para empreendedores e gestores de mídias sociais que querem tornar a vida mais prática ao agendar posts, stories e outros conteúdos de uma forma automatizada.

A atualização mLabs me fez pensar: em que tempo estamos? Em vez do Facebook se adequar ao padrão da mLabs e disponibilizar essas funções no Studio Creator (o que já ganharia o coração da audiência, já que o Studio Creator é gratuito), eles simplesmente penalizam quem faz melhor.

A função da concorrência é melhorar nossos próprios serviços para ganhar o público, mas o Facebook prefere limitá-los e diminuir a régua de outros em vez de aumentar a dela, claramente pensando em seus próprios números em vez de focar no que toda empresa de respeito deveria: o usuário.

Claro, essa atualização mLabs me fez pensar também sobre o que o Rafael Rez contou no Facebook: não construa seu castelo em terreno alugado. Se quiser saber mais, veja esse artigo com o pronunciamento do Rez e a lição de tudo isso para seu tráfego e aquisição de leads.

E aí, o que você acha de tudo isso? Estava utilizando o mLabs quando isso aconteceu? Me diga nos comentários.

1 comentário
  1. […] Confira o pronunciamento do mLabs na íntegra, a nota do Facebook e o que pensam os usuários nesta …. […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está satisfeito com ele. Aceitar Leia Mais