O que é o marketing de afiliados?

Hoje em dia, é indubitavelmente notório o poder das tecnologias e da Internet no que diz respeito ao aumento do consumo de produtos e/ou serviços.

Nesse sentido, o trabalho remoto tem sido uma busca por fonte de renda de modo cada vez mais significativo, existindo um cadeia extensa de formas de ganhar dinheiro usando mecanismos virtuais. 

O indivíduo ou a empresa pode utilizar diversas estratégias de vendas, visando o aumento da lucratividade e o menor gasto com despesas. Dois exemplos importantes são:

  • Criação de sites: é notório que ter uma loja virtual é bem mais barato do que ter uma loja física, haja vista a não necessidade de gastos com aluguéis de espaços e com funcionários. Além disso, criar seu próprio site para não gastar dinheiro, contratando uma agência de criação de sites, é uma estratégia benéfica para quem quer economizar. O site pode ser criado por meio de plataformas como o WordPress. 
  • Marketing de afiliado: é uma forma de expandir a divulgação do produto e/ou serviço, aumentando, assim, a quantidade de vendas. 

Mas, afinal de contas, como é feito esse marketing de afiliado? Quem faz e onde é divulgado? Quais são os tipos? Confira, a seguir, todas as informações necessárias para você entender o funcionamento desse marketing de afiliado!

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER ACERCA DO MARKETING DE AFILIADO

  1. O QUE É MARKETING DE AFILIADO? 

    É uma espécie de relação de origem comercial, em que o chamado afiliado é responsável pela divulgação de um produto ou serviço de uma determinada empresa ou de um determinado empreendedor, sendo que, em troca, ele recebe um percentual daquilo que foi vendido pelo seu link ou pelo seu cupom, isto é, ganha uma comissão em cima dessas vendas. 

    Desse modo, tanto a empresa/empreendedor o qual teve seu produto/serviço divulgado sai ganhando, haja vista a distribuição e entrega para uma quantidade maior de usuários e, por conseguinte, consolidando maiores vendas, tanto para o Afiliado, a qual ganha dinheiro e precisa utilizar, apenas, sua influência para vender produtos e serviços de terceiros. 
  2. EM QUE LOCAL ESSES PRODUTOS OU SERVIÇOS SERÃO DIVULGADOS? 

    A divulgação pode ser feito em sites ou em blogs, os quais possuem um alto tráfego de pessoas visitando ou por meio das redes sociais, as quais possuem um alto engajamento e um grande número de seguidores.
     
  3. QUAIS SÃO OS TIPOS DE DIVULGAÇÃO? 
  • CUSTO POR CLIQUE (CPC): o afiliado recebe por quantidade de cliques, isto é, toda vez que um usuário clicar em qualquer tipo de publicidade, a qual está sendo divulgada em um site, blog ou rede social, será remunerado. Portanto, o quanto o afiliado irá receber, dependerá exclusivamente do sucesso dessa campanha.
  • CUSTO POR AÇÃO (CPA): o afiliado recebe quando for clicada na publicidade e realizada alguma ação (cadastro, orçamento, compra) na página do anúncio. Portanto, nesse caso, o afiliado precisa convencer o público-alvo. 
  • CUSTO POR MIL IMPRESSÕES (CPM): quando o anúncio realizado pelo afiliado atingir mil visualizações, a empresa ou o empreendedor deve pagar um valor fixo ao afiliado. Portanto, esse afiliado deve ter muitos acessos, independentemente, dos cliques. 
  • CUSTO POR VENDA (CPV): o afiliado recebe a comissão quando a venda é feita pelo link o qual ele compartilhou. As comissões são processadas de modo automático durante a compra. 

CONCLUSÃO

A Internet possibilitou às empresas e aos empreendedores uma maior possibilidade de aumento dos lucros, visto a disseminação rápida e prática no ambiente virtual. O chamado marketing afiliado é uma excelente estratégia para aumentar os lucros em cima de determinado produto ou serviço, pois aqueles sites, blogs ou indivíduos com redes sociais bem influentes permitem essa maximização. Além disso, o afiliado também lucra em cima dessas publicações, o que torna uma forma de negócio o qual beneficia ambos os lados.

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    • Buzz News

      Não necessariamente, veja o caso de Google Adsense, você pode ser afiliado da plataforma deles e receber por cliques no banners.