Como fazer Cold Calling após ligação com cliente?
Normalmente, quando iniciamos com um processo comercial outbound, é comum realizarmos uma ligação inicial com o cliente para estabelecer o primeiro contato com ele.
Isso faz com que a empresa aumente a sua base de contato através do aumento de tráfego orgânico ao entrar em contato com muitos negócios. Eventualmente, um deles fecharão!
A esse tipo de contato, no qual o cliente não conhece absolutamente nada sobre o seu produto, o seu serviço e o seu mercado, é chamado de cold calling. E, para que ele seja efetivo, é necessário entender o processo que o envolve; já que, dificilmente você irá conseguir explicar todo o necessário para o seu cliente com apenas uma ligação.
Normalmente o que acontece é que, ao iniciar um primeiro contato, você retorna ligações e outros canais de comunicação para estabelecer e aproximar conexões de intimidade com leads até que eles percebam a importância de solicitar um orçamento para a sua empresa.
Após a primeira ligação, certamente virão outras, principalmente no mercado B2B, no qual as decisões são mais demoradas e ponderadas. O vendedor precisa ser ligeiro e solidificar o contato com o cliente.
Isso pode ser feito através do follow up de vendas, que acompanha o cliente após a primeira tentativa. Os procedimentos do follow up aquecem o lead de forma que ele se torna mais propenso a comprar em momento posterior.
Envio de e-mail de acompanhamento
Outra forma de lidar com o cliente após o cold calling é o envio de um e-mail. Logo após a ligação, é ideal que o vendedor tenha um e-mail pronto com as informações principais da conversa, a oferta e uma pergunta final, a qual indica se o cliente tem, ou não, interesse no produto.
Enviar o e-mail logo depois da chamada demonstra o nível de comprometimento do vendedor e não deixa o cliente esfriar. Assim, faça uma carta de apresentação comercial para vendas para firmar o que foi conversado e negociado a fim de fazer com que o cliente se compromete e avance com o processo comercial.
As técnicas sobre como fazer calling são comprovadas, uma vez que são usadas nas maiores empresas do mundo. A aproximação com o cliente é um dos principais ingredientes para vendas bem sucedidas, portanto não deixe de implementar o cold calling em sua empresa e treinar a sua equipe para ótimos resultados!
Para isso, é necessário que você tenha uma visão de mercado humanizada para que assim você possa entregar o valor necessário que as pessoas precisam para progredirem em suas vidas profissionais e pessoais.
Dessa forma, estude as dores do seu público e estude soluções criativas e eficazes para otimizar as suas relações comerciais no mercado.
Acompanhe a jornada do seu cliente e esforce-se para proporcionar o sucesso dele! Tenho certeza que assim você verá suas vendas aumentarem com uma base de clientes fiel ao seu negócio. Até mais! 🙂