Melhores Agências de Marketing Digital
Como selecionar as melhores agências de marketing Digital?
Encontrar as melhores agências de marketing digital para ajudar o seu negócio a crescer não é tarefa fácil.
Ao pesquisar no Google, você vai encontrar centenas ou milhares de agências web divulgando seus serviços.
Se você não tiver critérios definidos para a sua seleção, terá pela frente uma tarefa muito difícil.
Neste artigo vamos apresentar 6 critérios de avaliação que você deveria considerar na hora de escolher a melhor agência de marketing online.
Defina os objetivos de negócio e de marketing
Ter uma visão clara dos objetivos de marketing e de negócios é o primeiro passo para selecionar a melhor agência para a sua empresa.
Essa definição vai servir como um norte durante a sua pesquisa, pois a maioria das agências são especializadas em áreas específicas do marketing.
Por exemplo, se o seu objetivo é aumentar o tráfego de pessoas no site, você poderá descartar agências especializadas em e-commerce. Neste caso, foque em encontrar agências com expertise em SEO ou tráfego pago.
Por isso, antes de perguntar “quais são as melhores agências de marketing digital?”, responda “Para quê você precisa de uma agência digital?”.
Defina os serviços que precisam ser contratados
Quando o seu objetivo estiver definido, você perceberá as lacunas de marketing que um serviço terceirizado poderá realizar.
Defina os serviços necessários para atingir os objetivos da empresa e comece a pesquisa pela melhor agência de marketing digital para o SEU negócio.
Quais são as melhores agências digitais?
Quando começar a pesquisar pelas empresas, leve em consideração os seguintes critérios de avaliação:
1 – Localização
Algumas empresas preferem contratar agências web perto de sua localização, porque isso facilita reuniões presenciais e torna mais fácil a marcação de visitas, por exemplo.
Se este é o seu caso, comece a sua pesquisa no Google incluindo a localização desejada. Por exemplo, “agência de marketing digital em São Paulo” ou “agência de marketing digital no Rio de Janeiro”
2 – Apresentação e presença on-line da agência
Os canais de comunicação online de uma agência de marketing digital são fundamentais para a aquisição de clientes para ela. Por isso, precisam ser impecáveis.
Site da Agência
Comece analisando o site da agência web:
- A empresa oferece os serviços que você procura? Os serviços são apresentados com clareza?
- O layout do site é atraente?
- É seguro? Tem o cadeadinho de segurança junto à URL no navegador?
- As páginas carregam rapidamente?
- É possível navegar no site tanto pelo computador, quanto pelo celular com facilidade?
- Os textos do site e do blog são de qualidade?
O site é a representação da empresa na internet. Você deve considerar como um critério importante o cuidado que a agência digital tem com a divulgação do seu próprio negócio.
Redes Sociais
Ainda no site da agência você encontrará os links para os perfis da empresa nas redes sociais. Acesse cada uma delas para fazer a sua avaliação.
- Confira a apresentação da agência na página “Sobre”.
- Leia com atenção os conteúdo dos posts e respostas aos seguidores.
- Analise as avaliações das pessoas, o alcance das publicações e a qualidade dos vídeos e imagens.
Presença Online
- Pesquise no Google pelo nome da agência entre aspas. Quando você pesquisa desta forma, o Google lista todos os resultados que contém exatamente o termo que você pesquisou. Assim, você poderá consultar todo conteúdo que o Google tem indexado sobre a agência.
3 – Clientes Atendidos
Confira no portfólio da agência de marketing digital os seus trabalhos anteriores.
Avalie se ela já prestou os serviços que você precisa para outras empresas.
Verifique também se, entre as empresas atendidas pela agências web, elas se assemelham ao seu negócio de alguma forma:
- Empresas concorrentes à sua
- Empresas do mesmo segmento de atuação
- Empresas na mesma localização
- Empresas que atendem o mesmo público que o seu
- Empresas do mesmo porte
- Empresas com características específicas parecidas com a sua
As melhores agências de marketing digital apresentam casos de sucesso
Uma das formas mais persuasivas de agências de marketing online venderem seus serviços é apresentando seus casos de sucesso.
Verifique no site ou nas redes sociais da agência quais são os casos de sucesso ou depoimentos que ela apresenta.
Dê um passo além e confira de perto esses casos. Isso pode ser feito de duas formas:
- Entrando em contato diretamente com o cliente citado e pedir a sua avaliação atualizada.
- Analisando o objeto do serviço prestado. Por exemplo, se o serviço tiver sido a criação de um site profissional
Ter uma avaliação própria dos trabalhos anteriores das agências vai te dar muito mais confiança na hora de selecionar a melhor agência de marketing para o seu negócio.
4 – Avaliações e reclamações espontâneas
Um critério superimportante que você deve se atentar ao escolher a melhor agência de marketing digital é a reputação da empresa.
Até agora nós vimos como as agências se apresentam e como “se vendem”. Porém, você deve se preocupar também em analisar como outras pessoas enxergam a agência.
Pesquise a reputação da empresa no Google
Copie a seguinte pesquisa e cole no Google:
avaliação “marketing objetivo” -site:marketingobjetivo.com.br
Você verá no resultado da pesquisa todas as páginas que tiverem o termo avaliação e marketing objetivo (nome composto, porém entendido como um termo único, por estar entre aspas), exceto as páginas que estiverem no site marketingobjetivo.com.br.
Faça esse tipo de pesquisa relacionada às agências que você estiver avaliando.
- Digite o que você deseja pesquisar: avaliação, reclamação, comentário, etc.
- Digite o nome da agência entre aspas. Se houver outras empresas com o mesmo nome, acrescente “agência” antes do nome.
- Inclua “-site:” e o endereço do site da agência (sem espaços). Isso irá excluir dos resultados da pesquisa todos os conteúdos do site da agência.
5 – Converse com a agência de marketing digital
Entre em contato com a agência e explique as suas necessidades.
Durante a conversa, você poderá avaliar o atendimento da empresa.
A avaliação aqui é totalmente subjetiva. Você deve se sentir seguro e confiante nas primeiras conversas com os consultores da agência de marketing online.
Solicite uma proposta e peça que ela informe como pretende realizar os serviços para atingir os objetivos do seu negócio.
Quando receber a proposta, avalie se os serviços oferecidos estão em linha com as suas necessidades.
6 – Preço
Uma das formas de acelerar a sua escolha da melhor agência de marketing para a sua empresa, após avaliação dos critérios descritos acima, é informar o orçamento disponível quando entrar em contato com a agência.
Não adianta negociar com uma agência de marketing digital que está acima do seu orçamento.
Além disso, ao revelar o seu orçamento, a agência precisará fazer uma proposta comercial dentro do limite da sua empresa.
Desta forma, você conseguirá ter uma visão de todos os serviços que agência propõe para atingir os objetivos do seu negócio, sem estourar o seu orçamento.
Assim, você conseguirá receber mais propostas “dentro da realidade” da sua empresa em menos tempo e poderá comparar preços e serviços oferecidos por diferentes agências.
Faça um orçamento com a agência ideal de marketing digital para o seu negócio.