Não encontrou o que queria? Use a busca abaixo.

5 dicas valiosas para comprar seu primeiro apartamento

0 548

Comprar o seu primeiro apartamento é o sonho da maioria dos brasileiros, mas pode não ser uma tarefa tão simples. Afinal, bens como esse possuem altos preços e, por isso, é necessário fazer uma programação muito minuciosa antes de fazer qualquer escolha.

O bairro, o tipo de imóvel, quantidade de cômodos e o fato de ser um imóvel novo ou usado são somente alguns dos principais fatores considerados no momento de decidir. Ademais, é fundamental fazer uma pesquisa antes de adquirir o primeiro apartamento.

Tem interesse pelo assunto? Confira, a seguir, 6 dicas que vão ajudar você a ter sucesso nessa decisão!

1. Compare imóveis novos e usados

Diversas vezes, adquirir um imóvel usado parece ter vantagens, levando em consideração que, dependendo do local, um apartamento novo provavelmente é um pouco mais caro. No entanto, imóveis ainda sem uso apresentam vários elementos favoráveis.

Dentre eles, ressalta o fato de você ser o primeiro residente (e, por conseguinte, ter um risco menor de lidar com problemas estruturais). A decoração é outro fato positivo desse tipo de imóvel, pois é mais moderna.

No que se refere à taxa de condomínio, os imóveis localizados em empreendimentos recém-construídos tendem a ser menos custosos. Quanto aos apartamentos na planta, o valor mais baixo na época da aquisição, associado ao alto potencial de valorização até a entrega, estabelece um expressivo diferencial.

Para saber mais sobre imóveis, condomínio e demais taxas, consulte a imobiliária mais próxima de você para ver as opções.

2. Atente ao prazo de pagamento

Grande parte das vezes, um financiamento dura um grande período de tempo – entre 30 a 35 anos. Para quem está no início da vida, do casamento ou da carreira, é necessário refletir muito, pois a aquisição do imóvel deve ser realizada de forma a não causar instabilidade nas finanças.

O mais vantajoso, então, pode ser residir de aluguel enquanto se faz um planejamento para fazer a compra a vista. Mas é obvio que esse ideal de quitar o imóvel de uma só vez pode acabar prorrogando a concretização da aquisição, pois exige reservar um alto valor.

A saída, muito provavelmente, será o parcelamento do imóvel, tomado a cautela de limitar o preço das prestações a quanto se pode pagar por mês. Senão, o sonho vira pesadelo – e você com certeza não quer isso né?

3. Ofereça um bom valor como entrada

Como dito na sugestão anterior, é essencial que as parcelas da nova propriedade caibam em seu orçamento. Assim, evitam-se complicações durante o financiamento, a exemplo de obstáculos financeiros e inadimplência. Observe que, para ter prestações baixas, a saída é oferecer um bom valor de entrada.

Por isso, organize-se para reservar uma quantia considerável e utilizá-la como entrada ao adquirir o primeiro apartamento. Quanto maior for essa quantia, menos você vai pagar mensalmente, o que reduzirá o comprometimento de sua renda e os juros sobre o valor financiado.

4. Informe-se sobre a localização

Antes de selar a aquisição do imóvel, visite o bairro, explore a vizinhança, busque ver como é a região durante várias horas do dia. Essa prática possibilita ver detalhes como o movimento, a ocorrência de ruídos e a segurança do local, fatores de conferência indispensáveis à sua decisão.

A mobilidade urbana é outro item essencial a se avaliar. Logo, verifique quais vias próximas do imóvel ligam o endereço aos lugares que você frequenta diariamente. Outra especificidade a ser levantada é se tem comércios e serviços apropriados em volta, pois a existência de estabelecimentos resulta em uma interessante praticidade.

5. Invista suas economias

Que tal conservar bem o dinheiro que você possui, aumenta sua renda e ter o tão desejado imóvel novo? Tudo isso sem ter complicações financeiras ou perder a paz. Para isso, investir em uma aplicação financeira segura é uma das maneiras mais indicadas.

Essa ação vai cuidar do seu dinheiro, além de mantê-lo livre de acabar perdido em meio aos gastos diários. Note que tal atitude é altamente importante para o sucesso de seu objetivo, pois dela depende a manutenção da retenção realizada a partir de suas economias.

Esperamos que nossas sugestões tenham ajudado você a fazer a melhor escolha no sentir de adquirir o primeiro imóvel. Seguir as ações acima elencadas, aliando-as à sua determinação, vai facilitar uma aquisição acertada, sem problemas ou arrependimentos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está satisfeito com ele. Aceitar Leia Mais