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Depois de R$ 40 Milhões Vendidos na internet, Paulo Maccedo Abre O Jogo

O especialista responsável por mais de R$40 milhões em vendas na internet responde perguntas polêmicas sobre Marketing, Estratégias e Negócios digitais

Segundo o site CanalTech, as vendas online cresceram 100% no ano de 2020. E um dos muitos fatores que contribuíram para esse crescimento, foi a evolução do marketing tanto em lojas virtuais, quanto no comércio de infoprodutos. 

A cada dia, novas estratégias de vendas online são desenvolvidas e uma das principais ferramentas dessas estratégias nada mais é do que o uso de palavras certas para as pessoas certas.

Até pouco tempo no Brasil, os empresários digitais estavam mais preocupados com uma boa apresentação de seus produtos, do que com o que estava escrito para convencer seus clientes de que seus produtos, realmente, solucionam os problemas do consumidor.

Isso só até uma centenária técnica americana de vendas desembarcar em terras Tupiniquins. Esta técnica tem sido uma das grandes protagonistas no aumento das vendas em negócios digitais do Brasil e do Mundo.

O objetivo desta técnica é convencer as pessoas de que o seu  produto ou serviço é a melhor solução para ela naquele instante. Esta técnica se chama Copywriting. Ela consiste em ativar as emoções corretas que as pessoas precisam ter para tomar a decisão de compra.

E hoje você vai conhecer um dos copywriters que mais tem se destacado no país, tanto por sua popularidade, quanto por seus resultados gerados para seus próprios produtos e dos seus clientes.

Apresentamos a você Paulo Maccedo

Paulo Maccedo é um nome incontornável no universo do copywriting no Brasil. Com mais de treze anos de expertise, sua habilidade em gerar textos persuasivos tem sido amplamente reconhecida. Paulo se destaca por sua capacidade de criar mensagens que impulsionam a conversão em diversos tipos de negócios.

Conhecido por sua abordagem estratégica de copywriting, que se concentra no uso criativo das palavras para influenciar o público-alvo à tomada de decisão, Paulo costuma atuar como consultor e treinador de grandes marcas.

Entre seus clientes notáveis estão ex-procuradores, shark thanks, alguns dos principais bancos brasileiros,a maior agência de comunicação corporativa da América Latina e figuras públicas cujos contratos são secretos e sigilosos.

Trabalhou (direta e indiretamente) com uma série de especialistas em marketing e negócios, como Priscila Zillo, Pedro Sobral, Thiago Nigro e Grupo Primo, Ícaro de Carvalho, Rafael Rez, Juvenal Valentim, Pedro Quintanilha, Marcelo Ostia, Alex Vargas, entre outros.

Paulo é autor de 10 livros, sendo 5 best-sellers; suas cartas de vendas diretas já geraram mais de 40 milhões; foi o copywriter responsável por emplacar o best-seller Nº 1 no Brasil em 2020, escrevendo a campanha responsável por vender mais de 236 mil exemplares de um único livro.

Poucos no Brasil contribuíram tanto para a popularização da profissão do que Maccedo. Além de seus cursos e livros, é professor de renomados MBA’s, com o MBA da USP e do Grupo Primo, o que lhe permite apresentar uma abordagem mais acadêmica da profissão. 

Não à toa já foi indicado para prêmios importantes do setor, como o prêmio Copywriter do Ano pelo Afiliados Brasil (2019) e Copywriter do Ano pelo Kopy Fest (2019, 2022 e 2023). Em 2021, foi vencedor do prêmio Melhor Profissional de Copywriting, pelo Afiliados Brasil. 

Paulo, que já foi até citado pelo humorista Rey Biannchi no Programa The Noite, do Danilo Gentili, concordou em contar um pouco sobre o copywriting e sua trajetória que o levou a ser reconhecido como um dos melhores do País.https://www.youtube.com/watch?v=K4mfoB5K8jY

O que exatamente é Copywriting?

Copywriting é um método de escrita usado para criar comunicações persuasivas. Nele são utilizadas estruturas e técnicas que visam levar um público a uma tomada de decisão como, por exemplo, comprar um produto.

Essa habilidade costuma gerar excelentes retornos financeiros, tanto para quem usa para seu próprio negócio, quanto para quem presta serviços para outras empresas. E a verdade é que qualquer especialista que esteja disposto pode dominá-lo.

Vejo pela internet, que algumas pessoas acham que o Copywriting está relacionado a golpes virtuais. O que você tem a dizer sobre isso?

É fácil fazer essa associação porque o Copywriting tem como matéria-prima a Persuasão. E, como tudo na vida, é algo que pode ser usado tanto para o bem quanto para o mal. Portanto, há bons e maus profissionais que utilizam.

Entretanto, isso não significa que Copy é algo ruim. Se há gente usando para golpes, não sei. Mas que tem bons produtos sendo apresentados com o uso dessa técnica, isso eu posso afirmar com conhecimento de causa.

Você manipula as informações para pessoas comprarem de você e seus clientes?

Jamais manipulo as pessoas. O que faço é persuadi-las, apresentando o produto de uma forma cativante e emocional. Costumo dizer que todo mundo é influenciado de alguma forma, e o tempo todo, por mais que não perceba.

O copywriter é alguém que sabe disso, que sabe porque isso acontece, e que prepara o terreno para que o cliente em potencial decida escolher seu produto e não o do concorrente. Ele apenas facilita o processo.

Como você se tornou um copywriter?

Eu sempre amei escrever. Desde a minha adolescência alimentava o sonho de viver de escrita, principalmente como autor de livros. Isso acabou me levando a conhecer as possibilidades de ganhos com a escrita e a identificar no mercado digital oportunidades para tornar isso possível. Comecei a atuar como redator freelancer em 2014, ano que deixei a empresa que era sócio.

Nesse cenário, ouvi falar em Copywriting, aprendi algumas técnicas e comecei a usar em conteúdos que eu produzia para blogs famosos da internet. Isso trouxe resultados para meus contratantes e me ajudou a ganhar mais dinheiro.

Mas posso dizer que me tornei Copywriter, de fato, quando quebrei pela segunda vez. Estava falido, literalmente, sem dinheiro. Então sentei para escrever minha primeira carta de vendas que gerou R$ 21.720,00 e me salvou da falência. Assim eu descobri verdadeiramente o poder do Copywriting e nunca parei de usá-lo.

Você sempre trabalhou com vendas?

Não. Passei por vários ofícios antes de me tornar vendedor. De ajudante de obras a aprendiz de marcenaria; de operador de caixa a atendente; de repositor de supermercado a estoquista. Minha história com vendas começou quando eu ainda era atendente numa livraria. Eu atendi um cliente que identificou em mim o “espírito vendedor” e me disse que eu levava jeito para a coisa.

Acreditei naquilo e fiquei alimentando a ideia até o dia que fui demitido daquele emprego. Então eu me inscrevi para preencher uma vaga de vendedor num jornal local e iniciei minha jornada com as vendas. Em 3 meses, vendi 70% dos espaços publicitários da primeira edição do jornal.

Depois, o dono de uma rádio da cidade decidiu me contratar e me fez uma oferta irrecusável. Comecei a trabalhar com ele e me saí tão bem como vendedor que me tornei sócio da empresa. Aí minha história como empreendedor começa.

Como você classifica um bom e um mau copywriter?

Bom copywriter é aquele que mergulha fundo no conhecimento e está sempre em busca de uma grande ideia para vender seus produtos ou os produtos de seus clientes; é o profissional orientado a testes e que tem uma mentalidade de resultados.

O mau copywriter é o preguiçoso, que só fica no raso e está sempre em busca de um atalho ou de uma fórmula mágica; o cara que se restringe a pequenos nichos e resume o universo de negócios a uma bolha.

O que uma pessoa precisa saber para se tornar um copywriter?

O copywriter precisa, antes de tudo, ser vendedor. Não existe um bom copywriter que não compreenda o básico de como funciona a psicologia da venda. O especialista em Copy é o profissional que tem mais do que informações sobre o produto: entende o que o cliente está pensando.

Ele sabe das motivações que um consumidor tem para comprar algo e conhece o percurso que o mesmo precisa seguir para fechar a compra. Assim, desenvolve discursos atraentes e guia o cliente pela jornada de compra até o fechamento da negociação. Essa é basicamente a psicologia por trás da venda, e a pessoa precisa dominá-la se quiser escrever para vender.

Em outras palavras, o papel do copywriter é convencer o possível cliente de que o produto vale muito mais do que o dinheiro cobrado por ele. Ele tem que estar convencido de que há um ganho muito maior na compra e que está diante da solução.

O Copywriting está crescendo muito no Brasil. Como você vê e lida com a concorrência?

Todo bom mercado tem concorrência. E é bom que tenha. Mercados em que há monopólio são desiguais e injustos. O parâmetro de um bom mercado é a liberdade. E eu lido com a concorrência justamente usando os critérios da liberdade. Ela é livre para criar suas estratégias e eu sou para criar as minhas… 

Nenhum concorrente tira meu sono. Eu não os subestimo, e também não os superestimo. Apenas foco no que é meu. Essa história de olhar a grama do vizinho é furada.

Bom é cuidar do próprio jardim. Gosto do que diz Seth Godin: “Definir seus próprios padrões – e viver com eles – é uma maneira melhor de lucrar.” 

No fim, muitos concorrentes são parceiros. Já fiz negócios juntos com vários deles. Essa é uma prova de que vivemos num ambiente abundante.

O mercado de copywriting está saturado?

A melhor maneira de saber isso é perguntando a qualquer pessoa comum se ela sabe o que é Copywriting. No almoço de domingo, vá até sua tia e pergunte se ela sabe a respeito disso. Certamente ela vai rebater: “Copy o quê? É de comer?” A maioria das pessoas nunca sequer ouviu falar disso. Mas a mesma maioria tem um smartphone e compra pela internet. 

É para essas pessoas que os copywriters vão continuar vendendo nos próximos anos. Essa história de saturação é ideia de quem vive dentro de bolhas. É normal achar que seu bairro é grande quando você nunca saiu dele. Você só tem dimensão quando cruza as fronteiras.

Aprender copywriting é bom apenas para quem quer se tornar copywriters?

Não. Copywriting tem a ver com negócios e vendas. Portanto, qualquer pessoa que tem ou pretende ter um negócio ou produto pode aprender Copy. Eu sempre conto a história de quando estive num evento respirando o mesmo ar que milionários como Flávio Augusto e Carlos Wizard. O que esses caras falaram sobre vendas naquele evento são as mesmas coisas que aprendemos nos manuais de Copy, só que de forma adaptada a textos e scripts.

Engana-se quem pensa que Copywriting se resume a escrever… no fim, é escrever para vender.

Quais são as tendências de marketing para 2024?

Eu sou um cara que ouve canções de 1970 em LP e segura uma máquina de escrever na capa de um livro físico. Talvez eu não seja a melhor pessoa para falar disso (risos). Na verdade, eu não ligo para isso, porque a maioria das “tendências” são modinhas que passam mais rápido que o Usain Bolt brincando de pique pega.

Acho chique tentar prever o futuro, mas estou mais preocupado em continuar relevante para os meus clientes, seja escrevendo cartas de vendas ou usando o último aplicativo de mensagens instantâneas.

O que eu faço é olhar para onde as pessoas estão e me comunicar com elas usando um canal que as deixem confortáveis. Seja blog, e-mail, Instagram ou Telegram, o foco está nas pessoas.

Tudo bem ter um olhar na evolução, afinal, a IA está aí para mostrar que uma nova revolução está acontecendo, mas estou mais preocupado em criar coisas que resistem ao tempo. Essa é a minha tendência permanente.

Eu vi que além dos livros sobre Copywriting, você ainda tem outros cursos que ensinam esta técnica. Fale um pouco de cada um para nossos leitores.

Atualmente tenho trabalhado na divulgação do meu portal, o Portal Paulo Maccedo. A proposta é revelar tudo o que uma pessoa precisa para criar uma carreira bem-sucedida no copy e faturar com essa habilidade. O Portal tem desde aulas a PDFs catalogando técnicas e estruturas. Poucos no mercado entregam tanto quando eu estou entregando nessa nova iniciativa. 

Como que quem se interessar pode ter acesso?

Basta acessar: https://paulomaccedo.com.br/

Esta é a chance de aumentar as suas vendas ainda em 2024

Como você pode perceber, esta poderosa ferramenta de Marketing está se tornando cada vez mais obrigatória para o crescimento dos negócios tanto físicos como digitais.

Se você quer se tornar um Copywriter Profissional, ou mesmo aumentar as vendas do seu negócio, você precisa desenvolver esta habilidade de convencer cada vez mais pessoas através da escrita.

Afinal, se você ainda não está fazendo isso, esteja certo que seus concorrentes já estão e é questão de tempo para que eles se sobressaiam cada vez mais no mercado.

Para ajudar você que ficou interessado em aprender a fundo esta técnica, aproveite a condição especial no Portal Paulo Maccedo.

Para garantir acesso a todo o conteúdo incrível liberado por lá, clique no link abaixo e seja direcionado para uma página 100% segura, onde você pode finalizar seu pedido.

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