Buzz News

—– Advertorial —–

Como Transformar o cão mais travesso, bagunceiro e complicado em animal de estimação bem comportado, dócil e calmo

Existem muitas maneiras de criar um filhote de cachorro, mas todos nós sabemos que se  trata de adestrar seu melhor amigo, certos comportamentos e atitudes precisam ser levados em conta.

Quantas vezes já ouvimos: “Meu cachorro simplesmente não me escuta”, “Ele simplesmente não se comporta!” ou “Já tentei de tudo, mas meu cãozinho só me faz passar vergonha, ele nunca aprende o que eu ensino”.

Isso acontece porque você não sabe que existem três coisas importantes para se lembrar ao treinar seu cachorro. Se você não prestar atenção nisso, seu cachorro vai continuar travesso, desobediente e sem entender o que você realmente quer dele.

Parece complicado, mas garantimos que é mais fácil do que imagina se seguir a orientação certa. Para já te dar um caminho, separamos as três coisas que muitas pessoas simplesmente não pensam quando se trata de criar seus cães. Confira!

1. Os cães não entendem nossa língua até que os ensinamos.

O que todos nós mais amamos nos cachorros é a maneira como vivem para nós, a forma como focam tudo o que têm em nós, a forma como as nossas vidas se tornam deles.

No começo, eles nos estudam para aprender nossa linguagem corporal, nossas expressões faciais e nossa linguagem e depois nos recompensam com sua entrega e seu amor incondicional.

Mas até ensinarmos nosso idioma a eles, tudo o que eles têm somos nós como referência. Se dissermos: “Quer sair?” um dia, “Tem que ir ao banheiro?” no dia seguinte, e “Luke xixi?” no terceiro dia, eles descobrem o que nós queremos e os ensinamos de maneira amável, gentil e sem violência. Eles aprendem rápido porque querem agradar. 

Se você quiser acelerar o treinamento dele em três etapas, ensine-lhe a SUA língua. Fale de forma gentil, sem gritar para não assustar, faça carinhos quando ele acertar seus comandos. A disciplina positiva é muito importante.

Segundo pesquisas científicas comprovadas, os cachorros podem nos compreender pois possuem uma forma rudimentar de compreensão e se esforçam para nos agradar em troca de carinho.

Pesquisadores da Universidade Emory, nos Estados Unidos, analisaram o comportamento de cães e chegaram a algumas conclusões que podem responder às suas perguntas. 

O Estudo foi publicado na revista Frontiers in Neuroscience

“Muitos donos pensam que os cachorros sabem o que algumas palavras significam, mas não existem muitas evidências científicas que sustentem isso”, afirma a doutoranda em psicologia e comportamento animal Ashley Prichard, coautora do estudo. “[Por isso,] Nós queremos extrair dados dos próprios cachorros, não apenas dos donos.” 

Escolha um comando para cada comportamento e fique com ele. Diga a todos em sua família para usarem as mesmas palavras e comandos, e você ficará surpreso com a rapidez com que ele aprende.

Lembre-se de sempre recompensá-lo com alguma guloseima todas as vezes que ele fizer o comando certo.

2. O metabolismo de um filhote de cachorro é muito mais acelerado do que pensamos.

Filhote de cachorro metabolismo

Quanto mais jovem for o seu filhote, mais rápido ele está crescendo, mais comida e água ele precisa para abastecer seu metabolismo e mais frequentemente ele precisa ir ao banheiro.

Dê a ele ração em quantidades certas e adaptadas às suas necessidades. Não coloque no comedouro mais ração do que ele come, assim na próxima refeição ela estará fresca. 

Eduque seu cãozinho para que ele faça suas necessidades em um lugar pré determinado por você. Fique atento às primeiras semanas pois ele vai fazer xixi e cocô em qualquer lugar, cabe à você colocá-lo no seu “banheirinho” – tudo isso sem gritos, mas sempre com recompensas nos acertos.

Tenha em mente que a idade do seu cachorro em semanas e o tamanho da raça determinam com que frequência ele deve sair.

Uma hora por dia, uma vez por semana, não é muito frequente para um cachorrinho grande de 6 semanas. Ele precisa de movimento, então o ideal é caminhar com ele ao entardecer todos os dias, isso irá evitar que ele se sinta triste, ansioso ou depressivo.

Os cães adoram os cheiros ao ar livre; nesse momento, é preciso que seu cachorro obedeça seus comandos  para que você não seja arrastado por ele.

Cão Soneca

Logo depois de uma soneca, depois de comer e depois de se escovar, são os momentos chave e ele vai sinalizar para você.

Se ele está mastigando alegremente um brinquedo e se levanta de repente com o nariz no chão, mova-se rápido! E toda vez que ele usar o penico lá fora, elogie-o, fique realmente feliz diga coisas como “que bom MENINO!”, “BOM, vá ao banheiro!”  ou algo parecido. 

Os cães amam nos sentir felizes com eles e retribuem essa felicidade com muito amor e dedicação.

3. Os cães vivem para nossas expressões faciais e linguagem corporal

Cães e expressões faciais

Por causa disso, a pior punição que você pode dar a seu cão é ficar zangado e se afastar dele. Note como a cauda dele se abaixa e seu rosto fica triste. Ele vai aprender a lição, eu garanto.

Mas sua capacidade de atenção é de apenas 3-5 minutos, então não o despreze mais. Ame-o e mostre que você está feliz novamente. 

O castigo físico não é bom. Se ele fizer xixi no lugar errado, bata no chão com um jornal, mostre a ele que errou, ele vai entender.

Use comandos consistentes e elogios amorosos e, antes que você perceba, ele saberá o que você quer e vai agir da maneira correta.

Claro que há muitas boas maneiras de treinar bem o seu filhote. 

Se feito com amor e ensinando-o a obedecer com doses certas de carinho e correções, você certamente estará criando um cão feliz, bem ajustado e obediente para o resto da vida.

Essas três dicas importantes, usadas consistentemente com confiança, irão ajudá-lo a começar bem seu caminho.

Você pode ter mais informações de como adestrar seu cachorro em casa, usando apenas 20 minutos do seu dia aqui nesse site.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.