Instagram permite desligar vídeo e áudio durante transmissões ao vivo
Participantes das lives na rede social vão poder escolher entre aparecer ou participar somente com a voz. Novidade deixa app com ferramentas que podem concorrer com o Clubhouse.
O Instagram anunciou nesta quinta-feira (29) que as pessoas terão a opção de desligar o vídeo e o áudio durante as transmissões ao vivo pela rede social.
O recurso se junto à ferramenta “salas ao vivo”, lançada recentemente, e que permite que os usuários façam lives em conjunto, com até outras três pessoas.
O número de usuários que podem acompanhar a transmissão continua ilimitado.
Juntas, as novidades deixam o Instagram com ferramentas que podem concorrer com o Clubhouse, rede social por voz que reúne pessoas em sala de bate papo por áudio ao vivo.
Porém, ao contrário do que acontece na concorrência, os anfitriões de uma live no Instagram não poderão desabilitar o áudio ou vídeo de outros participantes – o controle é individual.
Popularidade de apps por voz
Os serviços de conversas por voz ganharam tração no início desse ano com a explosão do Clubhouse, o que atraiu os olhares de concorrentes.
O Twitter, por exemplo, disponibilizou no início de março o recurso de áudio “Spaces” para pessoas que usam Android.
O “Spaces” é um recurso em testes no Twitter, lançado em dezembro passado. Nele, usuários criam salas de áudio para bater papo ou reunir uma plateia em tempo real – ideia muito similar ao Clubhouse.
Em março, o Spotify anunciou a compra do Locker Room, um concorrente focado em conversas com fãs de esportes.
O próprio Facebook, dono do Instagram, anunciou em abril uma série de novidades de áudio, incluindo provável rival do Clubhouse.